8ºB ANO ARTES Prof LUCIANA



ATIVIDADE 8º ANO B

NOME, NÚMERO ,SÉRIE E NOME DA ESCOLA

assistam:
Vídeo 1- CMSP/ 
Vídeo 2-CMSP/
1-liste os instrumentos africanos e indígenas
que você conhece.OU pesquise.


INSTRUMENTOS AFRICANOS
INSTRUMENTOS INDÍGENAS











                                                                                   








2- NESTA  ATIVIDADE VAMOS OBSERVAR A ESCRITA INDÍGENA.A letra da canção indígena “PashaDumePae”. Esta é uma excelente oportunidade para cantar e analisar a sonoridade das palavras.
 Pasha dume pae pae ser biburu akã hay hay hayhaira haira haira ne ne ne ne
 Xoru ruman pae pae ser biburu akã hay hay hay haira haira haira ne ne ne ne
 Txai ruman pae pae ser biburu akã hay hay hay haira haira haira ne ne ne ne 
Hawa ruman pae pae ser biburu akã hay hayhay haira haira haira ne ne ne ne
Ubu sape irakan sape raketa netu hay hay haira haira haira ne ne ne 
Jãi xani nakenin hawa nakek noya hay hay haira haira haira ne ne ne ne 
Nu xani nakenin hawa nakek noya hay hay hay haira haira haira ne ne ne ne
 Hawa iri xubuxubu nai sakama ieman sape raketa netu hay hay hairahaira haira ne ne ne ne
 Tawawa baku baku hawa ura deusku ura deusku rumanbã hay hay hay haira haira ne ne ne ne 
Autxiashu baku baku hawa ura deusku ura deusku ruman bha hay hay haira haira ne ne ne ne ne 
Au kaba baku baku hawa ura deusku ura deusku rumanhay hay hay haira haira ne ne ne ne Tuim Nova Era - Pasha Dume Pae.
 “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gn06OR9ZQg0 . Acesso em 08 nov. 2019.” Documentário sobre a Cultura Paulista Tradicional - VII Festival Revelando São Paulo – Abaçai TV. Mostra um panorama geral da arte produzida no Estado de são Paulo e seus traços africanos e indígenas. “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=o9H3e31o0Hw  Acesso em 08 nov. 2019.”


Responda:
a. É possível entender as letras do que está sendo cantado? 
b. O que é semelhante e diferente na sonoridade das canções?
c. Na sua opinião, para que essas canções são utilizadas nas diferentes culturas?
d. Existem locais e momentos específicos para cada uma? 
e. Quais são os meios, equipamentos culturais e espaços de circulação deste tipo de música?
f. Você já presenciou alguma apresentação como as que aparecem nos vídeos? Comente. 
g. Qual a sua experiência pessoal com canções de matriz africana ou indígena?
h. Acredita ser importante, conhecer músicas dessas matrizes? Comente.


3-  Quais os diferentes meios de circulação musical e, equipamentos culturais e espaços de circulação das músicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira , cite:


Meios de circulação musical
Equipamentos e espaços culturais 


















4- O desafio é que consigam levantar o maior número possível de elementos, instrumentos não convencionais ou materiais sonoros que possam ser utilizados em composições musicais. 


Os dois trabalhos foram criados a partir de pesquisas realizadas em aldeias indígenas, onde os artistas vivenciaram imersões culturais e coletaram sons e canções que utilizaram em suas produções. A intenção é que os estudantes apreciem estas produções, compreendam os processos criativos e se apropriem dos saberes construídos, utilizados e transformados em músicas contemporâneas criativas.
 A música "YAWANAWÁ é resultado de uma viagem, realizada pelo DJ Alok em 2015, até o Acre para visitar a Tribo Yawanawá Mutum para gravar algumas canções tradicionais indígenas, e fazer um remix eletrônico. Segundo ele, essa foi a experiência mais forte de toda sua vida! Alok:Yawanawa “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fRFpZDqVBT0  Acesso em 24 set. 2019.” 
A música “Itsári”, produzida pela banda de heavy metal Sepultura, se refere a um tradicional cântico de cura dos índios Xavantes – que vive em Mato Grosso. A banda passou alguns dias no local e coletou sonoridades que resultaram na configuração de um CD com musicalidade primitiva, redefinindo o padrão do gênero musical popularmente chamado de “Metal”. Sepultura: Itsari “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1mJi2UoNbGIAcesso
 em 24 set. 2019.” Documentário: Sepultura e Índios Xavantes 1996 “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iBF1VmGAvgc
 Acesso em 24 set. 2019.”
Responda:

1. Quais foram os maiores desafios enfrentados pelo grupo?
 2. Vocês sentem que conseguiram fazer o que imaginaram a princípio?
 3. Tiveram que fazer adequações? Por quais motivos?
 4. Vocês já tinham experimentado uma vivência de criação como esta? 
5. Perceberam a importância da pesquisa e da experimentação? 
6. Vocês entenderam que uma mensagem é transmitida por diversos elementos: letra, melodia, instrumentos, sonoridades? 
7. Perceberam durante a elaboração e execução do projeto, as relações processuais existentes entre as diversas linguagens artísticas?



PRAZO DE ENTREGA:26/05/2020 tirar um print e me enviar.
ou enviar pelo whasaap 11-941139595
COLOQUEM NOME, NÚMERO ,SÉRIE E NOME DA ESCOLA
https://chat.whatsapp.com/BFxMy2h5zHR7pOWTwNWPEx

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA - PROJETO DE VIDA 7º ANO A/B - Professoras: CLAUDIA/GABRIELA

AULA: PROJETO DE VIDA - 7º ano A e B - PROFESSORAS: CLAUDIA / GABRIELA

ELETIVA 6º "A e B"