Língua Portuguesa- Ensino Fundamental -9 ºB

Língua Portuguesa- Ensino Fundamental -9 ºB


Atividades
I- Parte
Leia o texto:
  • O que seria ler o mundo  com os olhos de criança?

OPINIÃO

Leo Fraiman: "Criar é ler o mundo com os olhos de criança "

Psicoterapeuta, escritor e palestrante. Mestre e especialista em EducaçãoVeja o Mundo pelos Olhos de uma Criança - Escola PRM


    Quem tem filhos pequenos ouve constantemente a expressão, nos momentos em que brincam, “de novo, de novo, de novo!”. Elas adoram brinquedos, pois com eles vivem a possibilidade mágica da criação, a exploração de possibilidades, podem testar experiências e montar novos cenários. 
     
    Não brincamos somente com brinquedos. Uma das atividades humanas mais prazerosas se dá com a própria imaginação. Com a leitura, o cérebro e o corpo como um todo também são ativados, afinal de contas, ao ouvir enredos, ao entrar em contato com aventuras, ao explorar os mais diversos sentimentos e sensações, aquilo que se lê vai tomando forma dentro de nós, colorindo nossa alma e nos trazendo vida. António Damásio, um dos mais importantes neurocientistas da atualidade, no livro E o cérebro criou o homem, aponta que o cérebro processa a realidade por meio de imagens. 
     
    Um dado interessante é que nossa mente funciona mais ou menos como uma biblioteca: tudo que vivemos de forma intensa e significativa se torna como um livro interno dentro de nosso acervo mental. A cada dia, com as experiências da vida, com as brincadeiras e as leituras, formamos um grande patrimônio neurológico, e daí vem a expressão ‘ter uma mente fértil’. Nos momentos em que queremos ou precisamos criar, é a esse acervo que recorremos e por isso que há um consenso na literatura científica sobre a importância do ato de brincar e ler para a saúde e até mesmo para a para a felicidade. Isso vale para a infância, bem como para a maturidade. 
     
    Uma dica interessante que pode tornar nossa vida mais agradável e até mais produtiva é, antes de iniciar uma tarefa muito trabalhosa ou estressante, ou até no começo da manhã, entrar em contato com essa criança interior e lembrar alguma brincadeira, ler algum conteúdo leve e agradável ou inspirador. Claro que nada disso se compararia a tirar uns minutinhos de manhã para brincar com os filhos em casa, não somente como um gesto de carinho, mas sim, para alimentar nossa própria porção infantil e assim sair de casa com o coração mais aquecido e a mente mais aberta ao novo, ao lúdico, à criatividade. 
     
    Você pode exercitar sua criatividade de diversas formas: fazendo uma caminhada por novas ruas, exercitando-se com desenhos (sim, podem ser rabiscos), ouvindo músicas novas, observando crianças brincando, lendo livros aos quais  não está acostumado, reorganizando suas roupas ou mesmo usando novos trajes ou looks no dia a dia. Nada disso é perda de tempo. É ganho de vida. 

https://www.correiodoestado.com.br/opiniao/leo-fraiman-criar-e-ler-o-mundo-com-os-olhos-de-crianca/302452/

II- Parte
Estudo do texto

1- Segundo o texto, qual a explicação para as crianças adorarem brinquedos?

2- No segundo parágrafo, há uma afirmação: “Não brincamos somente com brinquedos”. Seguida de uma opinião que será defendida no texto: “Uma das atividades humanas mais prazerosas se dá com a própria imaginação”.Para defender essa ideia, o texto explica os benefícios dessa “atividade humana”. À que atividade humana o texto se refere?

3) Quais os efeitos dessa atividade no cérebro e no corpo como um todo?

4)O texto usa o recurso de citar uma autoridade no assunto.Cite  o trecho em que isso ocorre.

5) No terceiro parágrafo, nossa mente é comparada com uma biblioteca. Que termo é usado para estabelecer essa comparação?

6) À que se refere o termo destacado em “Nos momentos em que queremos ou precisamos criar, é a esse acervo que recorremos”.

7) Que explicação o texto apresenta, para existir um consenso de que ler e brincar são importantes para a saúde e para a felicidade?

8)O trecho “Claro que nada disso se compararia a tirar uns minutinhos de manhã para brincar com os filhos em casa“ expressa um fato ou uma opinião?

9) Para que foram utilizados os parênteses no último parágrafo? O que esse uso provoca?

10) Qual a conclusão do texto? Releia o último parágrafo e escreva com suas palavras.


III- Parte

O próximo texto é de um grande escritor de língua portuguesa, José Saramago.


Texto 2
      Digo às vezes que não concebo nada tão exemplar como irmos pela vida levando pela mão a criança que fomos, imaginar que cada um de nós teria de ser sempre dois, que fôssemos dois pela rua, dois tomando decisões, dois diante das diversas circunstâncias que nos rodeiam e provocamos. Todos iríamos pela mão de um ser de sete ou oito anos, nós mesmos, que nos observaria o tempo todo e a quem não poderíamos defraudar. Por isso é que eu digo: “Deixa-te levar pela criança que foste”. Se fôssemos pela vida dessa maneira, talvez não cometêssemos certas deslealdades ou traições porque a criança que nós fomos nos puxaria pela manga e diria: “Não faças isso”. Evidentemente, isso é uma fantasia de escritor, que é para isso que os escritores servem, mas ao mesmo tempo poderia ser uma filosofia de vida. 
JOSÉ SARAMAGO. Da estátua à pedra.

1- Como ele dialoga com o texto 1?
2-Por que o texto diz que seria bom irmos pela vida acompanhados de nós mesmos aos
sete ou oito anos?
3-No trecho “Se fôssemos pela vida dessa maneira, talvez não cometêssemos certas deslealdades ou traições”, qual a relação estabelecida pelo termo destacado e reforçada pelo uso do verbo?
4-Segundo o texto 2, para que servem os escritores?

IV- Parte
Assista ao vídeo:

Pesquise sobre os tipos de intertextualidade.

Obs.: Fazer as atividades no caderno,tirar as fotos e enviar no e-mail abaixo até 11/07.

ar.oliver90@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA - PROJETO DE VIDA 7º ANO A/B - Professoras: CLAUDIA/GABRIELA

AULA: PROJETO DE VIDA - 7º ano A e B - PROFESSORAS: CLAUDIA / GABRIELA

ELETIVA 6º "A e B"