TEMA DA AULA DE HOJE: OU ISTO ou AQUILO
AULA- PROJETO DE
VIDA 7º ANO A
PROFESSORA: CLAUDIA
TEMA DA AULA DE HOJE:
OU ISTO ou AQUILO
Páginas 78 e 79 do caderno do aluno vol. 2
COMPETÊNCIA
SOCIOEMOCIONAL EM FOCO: Foco e Determinação.
Dando seguimento as reflexões da atividade anterior: O PODER DA ESCOLHA, é preciso pensar
com mais aprofundamento sobre como você tem se tornado capaz de fazer escolhas
acertadas na vida. Isso pode parecer simples, mas é necessário que você entenda
melhor os critérios que você utiliza para tomar uma decisão. Você, talvez, não
tenha parado para pensar, mas desde pequeno (a) você já vivência experiências
cotidianas, nas quais faz escolhas o tempo todo. Por exemplo, quando você era
bebê optou por pegar um brinquedo ou outro. Assim como, agora, você decide
todas as manhãs ir para escola, fazer as tarefas ou brincar.
OBJETIVO DA AULA
Estabelecer critérios sobre as opções de escolhas, para
ampliar a capacidade de tomar decisões.
SITUAÇÃO DE
APRENDIZAGEM 11
PEDRA, PAPEL E
TESOURA
No JANKEN – PON,
os jogadores devem simultaneamente esticar a mão, na qual cada um formou um
símbolo ( que significa pedra, papel ou tesoura). Então, os jogadores comparam
os símbolos para decidir quem ganhou, da seguinte forma: PEDRA ganha da TESOURA
(amassando-a ou quebrando-a). TESOURA
ganha do PAPEL (cortando-o).
Esse jogo, além de ser uma divertida brincadeira, também é
uma forma de você entender melhor sobre a importância de estabelecer critérios
antes de tomar uma decisão. Também ajudará à você refletir sobre como as
escolhas influenciam nos resultados.
ATIVIDADE 1
Quais as estratégias que você usa para tomar decisões?
(pergunta para um amigo, pergunta para quem tem mais experiência, pai, mãe,
irmão mais velho ou outros).
Registre a resposta em seu caderno.
Na sua idade, as oportunidades de tomada de decisões se
multiplicam, pois, os adolescentes estão em processo de construção da
identidade. No entanto, não é simples, nem fácil. Bem se sabe que agir por
impulso, sem a devida consciência dos riscos, pode causar prejuízos à segurança
individual e coletiva.
ATIVIDADE 2
Como fazer boas escolhas sem se prejudicar e sem prejudicar
outras pessoas?
Registre a resposta em seu caderno.
PAINEL- Represente sua” vida” por meio de um painel.
1º Eu no presente Como sou |
2º Eu no passado Como eu era |
3º Eu no futuro Como eu quero ser |
Registre a resposta em seu caderno.
Comentários
Postar um comentário