TEMA DA AULA DE HOJE: OU ISTO ou AQUILO

AULA- PROJETO DE VIDA             7º ANO A

PROFESSORA: CLAUDIA

TEMA DA AULA DE HOJE: OU ISTO ou AQUILO

Páginas 78 e 79 do caderno do aluno vol. 2

COMPETÊNCIA SOCIOEMOCIONAL EM FOCO: Foco e Determinação.

Dando seguimento as reflexões da atividade anterior: O PODER DA ESCOLHA, é preciso pensar com mais aprofundamento sobre como você tem se tornado capaz de fazer escolhas acertadas na vida. Isso pode parecer simples, mas é necessário que você entenda melhor os critérios que você utiliza para tomar uma decisão. Você, talvez, não tenha parado para pensar, mas desde pequeno (a) você já vivência experiências cotidianas, nas quais faz escolhas o tempo todo. Por exemplo, quando você era bebê optou por pegar um brinquedo ou outro. Assim como, agora, você decide todas as manhãs ir para escola, fazer as tarefas ou brincar.

OBJETIVO DA AULA

Estabelecer critérios sobre as opções de escolhas, para ampliar a capacidade de tomar decisões.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 11

PEDRA, PAPEL E TESOURA

No JANKEN – PON, os jogadores devem simultaneamente esticar a mão, na qual cada um formou um símbolo ( que significa pedra, papel ou tesoura). Então, os jogadores comparam os símbolos para decidir quem ganhou, da seguinte forma: PEDRA ganha da TESOURA (amassando-a ou quebrando-a). TESOURA ganha do PAPEL (cortando-o).

Esse jogo, além de ser uma divertida brincadeira, também é uma forma de você entender melhor sobre a importância de estabelecer critérios antes de tomar uma decisão. Também ajudará à você refletir sobre como as escolhas influenciam nos resultados.

ATIVIDADE 1

Quais as estratégias que você usa para tomar decisões? (pergunta para um amigo, pergunta para quem tem mais experiência, pai, mãe, irmão mais velho ou outros).

Registre a resposta em seu caderno.

Na sua idade, as oportunidades de tomada de decisões se multiplicam, pois, os adolescentes estão em processo de construção da identidade. No entanto, não é simples, nem fácil. Bem se sabe que agir por impulso, sem a devida consciência dos riscos, pode causar prejuízos à segurança individual e coletiva.

ATIVIDADE 2

Como fazer boas escolhas sem se prejudicar e sem prejudicar outras pessoas?

Registre a resposta em seu caderno.

PAINEL- Represente sua” vida” por meio de um painel.

Eu no presente

Como sou

 

 

 

 

Eu no passado

Como eu era

Eu no futuro

Como eu quero ser

 

 

Registre a resposta em seu caderno.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA - PROJETO DE VIDA 7º ANO A/B - Professoras: CLAUDIA/GABRIELA

AULA: PROJETO DE VIDA - 7º ano A e B - PROFESSORAS: CLAUDIA / GABRIELA

ELETIVA 6º "A e B"