6ºAno A

ATIVIDADE 6  PROJETO DE VIDA  2º BIMESTRE  6A /6B  PROF.ª RAILDA 30/07/2020
FAVOR ENCAMINHAR AS RESPOSTAS COM SEU NOME E SÉRIE PARA O EMAIL:
raildamaria109@gmail.com

Competências Socioemocionais: Autoconfiança

Atividade caderno do aluno p.72 , relata sobre Selfie.

1- Pesquisar : O que é autoconfiança?

2- Procurar uma Selfie incrível do seu gosto, pode ser uma paisagem, cantor , ator, atriz, cantora etc.  OBS: Cole essa Selfie ou foto no seu caderno e observe os pontos fortes e frágeis dessa autoimagem.

___________________________________________________________________________________


ATIVIDADE 6 LÍNGUA PORTUGUESA 2º BIMESTRE 6A/6B PROFª RAILDA 30/07/2020
FAVOR ENCAMINHAR AS RESPOSTAS COM SEU NOME E SÉRIE PARA O EMAIL:
raildamaria109@gmail.com

Na aula anterior abordamos sobre: Reportagem e Notícia

Reportagem, é um assunto abordado amplamente o assunto.
Notícia, ela é mais ou  menos, como um recorte do dia a dia, notícia diária.

Atividade:
1- Escreva uma notícia que você lembra ou vivenciou.
2- Escreva uma reportagem que você ouviu ou te marcou.

OBS: Enviar essas atividades até dia 03/08/2020, para o fechamento de notas do 2º bimestre,
os alunos que estão acessando o TEAM, eu já passei essas atividades.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ATIVIDADE  5   PROJETO DE VIDA  2º BIMESTRE 6A / 6B    PROFº RAILDA  10/07/2020
FAVOR ENCAMINHAR AS RESPOSTAS COM SEU NOME E SÉRIE PARA O EMAIL:
raildamaria109@gmail.com

Competências Socioemocionais.

Resiliência- é a capacidade de se recuperar de situações de crise e aprender com ela. É ter a mente flexível e o pensamento otimista, com metas claras e a certeza de que tudo passa.
Empatia - ação de se colocar no lugar da outra pessoa, buscando agir ou pensar de forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias.
Organizar ou Organização - é por em ordem, arrumar, cada qual no seu lugar, para obter e adquirir tudo o que é preciso para atingir os seus resultados desejados e organizados.
Tolerância ao estresse- é  saber administrar seus sentimentos negativos em situações de medo, ansiedade, e preocupação.

Responda:

1- Que relação podemos estabelecer entre as competências descritas acima e as dicas que poderão ajudar você a melhorar os seus pontos fortes?

2- Quais as qualidades que eu considero necessárias para alcançar meus sonhos?

3- Desenhe as suas mãos abertas, na mão esquerda  em cada dedo escreva as suas fragilidades, na mão direita em cada dedo  escreva os seus pontos fortes.

4- O que eu quero para mim?

__________________________________________________________________________________

ATIVIDADE  5   LÍNGUA PORTUGUESA 2º BIMESTRE  6A / 6B    PROFª RAILDA  10/7/2020
FAVOR ENCAMINHAR AS RESPOSTAS COM SEU NOME E SÉRIE PARA O EMAIL: raildamaria109@gmail.com

Fábula: O Burro e o Leão

Vinha o burro pelo caminho, na sua ignorância de sempre.
Numa curva deparou-se com um leão.
- Saia já da minha frente - disse ele, com a presunção dos tolos.
O leão olhou bem para o burro e pensou:
" Seria fácil demais dar uma lição a este infeliz.
Não vou sujar meus dentes e minhas garras com ele".
E prosseguir, muito calmo, sem se importar com o burro.

MORAL DA HISTÓRIA:
Não dê ouvidos a certas coisas.

Responda:
1- Que tipo de texto é este?
2- Qual é o assunto?
3- Que animais aparecem neste texto?
4- Como você interpreta a moral da história?
5- Crie uma pequena fábula, e dê uma moral a história.

   _______________________________________________________________________________


ATIVIDADE 9 DE INGLÊS - PROFA ADRIANA SELIM
POR FAVOR ENCAMINHEM AS RESPOSTAS COM SEU NOME E SÉRIE PARA O EMAIL:


selim@professor.educacao.sp.gov.br


Atividade de ligar sobre números
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ATIVIDADE  4   PROJETO DE VIDA  2º BIMESTRE 6A / 6B    PROFº RAILDA  03/07/2020
FAVOR ENCAMINHAR AS RESPOSTAS COM SEU NOME E SÉRIE PARA O EMAIL:
raildamaria109@gmail.com

Veja algumas competências:  

AUTOGESTÃO= determinação, organização, responsabilidade, persistência , foco;
ENGAJAMENTO COM OS OUTROS= iniciativa social, assertividade, entusiasmo;
AMABILIDADE= empatia; respeito, confiança;
RESILIÊNCIA EMOCIONAL= tolerância ao estresse, autoconfiança,tolerância a frustração;

ABERTURA AO NOVO= curiosidades para aprender, imaginação criativa, interesse artístico.

Seguindo as competências acima responda:

1) Qual é  o seu ponto forte?  A suas qualidades.

2) Qual é a sua maior fragilidade? O que ainda você precisa desenvolver.

3) Como posso utilizar meus pontos fortes para a realização do meu projeto de vida?

Dicas importantes que ajudarão você a melhorar os pontos fortes:
- conhecer-se bem; 
- manter-se atualizado;
- ter uma postura positiva;
- lidar bem com as críticas;
- focar nos pontos fortes.

OBS: fazer as atividades até 10/03/2020
_______________________________________________________________________________


ATIVIDADE  4    LÍNGUA PORTUGUESA 2º BIMESTRE  6A / 6B    PROFª RAILDA
FAVOR ENCAMINHAR AS RESPOSTAS COM SEU NOME E SÉRIE PARA O EMAIL: raildamaria109@gmail.com


ATIVIDADES DO CADERNO DO ALUNO ( 2º bimestre)             03/07/2020

A página 26 do caderno do aluno responda as atividades, pois já foi lecionada no canal de mídia (CMSP). Além das explicações abaixo pela professora.

MODO VERBAL- São as formas assumidas pelo verbo na expressão de um fato. Em português, existem três modos:

INDICATIVO- indica uma certeza, uma  realidade.   Ex. Eu 
SUBJUNTIVO- Indica uma dúvida, uma possibilidade. Ex. Talvez eu 
IMPERATIVO- Indica uma ordem, um pedido.   Ex. 
Responder página 26 da apostila .

Fazer no seu caderno:

1) Crie  3 frases com o modo Indicativo.
2) Crie 3 frases com o modo Subjuntivo.
3) Crie 3 frases com o modo Imperativo.

_________________________________________________________________________________

ATIVIDADE 8 DE INGLÊS - PROFA ADRIANA SELIM
POR FAVOR ENCAMINHEM AS RESPOSTAS COM SEU NOME E SÉRIE PARA O EMAIL:


selim@professor.educacao.sp.gov.br

Atividade para escrever os nomes dos animais em inglês
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ATIVIDADE  3  PROJETO DE VIDA  2º BIMESTRE 6A / 6B    PROFº RAILDA  26/06/2020
FAVOR ENCAMINHAR AS RESPOSTAS COM SEU NOME E SÉRIE PARA O EMAIL:
raildamaria109@gmail.com

Veja algumas competências:  (Caderno  do Aluno p.71)   

AUTOGESTÃO= determinação, organização, responsabilidade, persistência , foco;
ENGAJAMENTO COM OS OUTROS= iniciativa social, assertividade, entusiasmo;
AMABILIDADE= empatia; respeito, confiança;
RESILIÊNCIA EMOCIONAL= tolerância ao estresse, autoconfiança,tolerância a frustração;
ABERTURA AO NOVO= curiosidades para aprender, imaginação criativa, interesse artístico.

Responda:
1) Quais das competências apresentadas você já possui?
2) Quais você precisa desenvolver?
3) Quais competências estudadas te ajudarão  a alcançar seus sonhos?
4) Qual meu plano para alcançar meu objetivo?

OBS: Também é para fazer as atividades no caderno do aluno.

_________________________________________________________________________________


ATIVIDADE  3   LÍNGUA PORTUGUESA  2º BIMESTRE  6A / 6B    PROFª RAILDA
FAVOR ENCAMINHAR AS RESPOSTAS COM SEU NOME E SÉRIE PARA O EMAIL: raildamaria109@gmail.com  
                                                                                                                                                 26/06/2020
  ATIVIDADES DO CADERNO DO ALUNO ( 2º bimestre)

1- Leitura do texto p.22 e 23 sobre Alberto Santos Dumont e fazer os exercícios da p.23 e 24 conforme o texto. 
2- A p.25 instruções como se faz um avião tente fazer o seu. 
3- A p. 26 continue respondendo os exercícios conforme o texto.

Obs: As atividades serão respondidas no próprio caderno do aluno.

4- Relembrando as frases verbais, são aquelas que tem  ação de um ser.
As frases não verbais , são aquelas que com um gesto você entende o que o outro quer dizer, uma placa de sinalização etc...

5- Crie cinco frases verbais;
6- Crie cinco frases não verbais.  Obs: 4, 5 e 6  fazer no caderno.

_________________________________________________________________________________


ATIVIDADE 7 DE INGLÊS - PROFA ADRIANA SELIM
POR FAVOR ENCAMINHEM AS RESPOSTAS COM SEU NOME E SÉRIE PARA O EMAIL:

selim@professor.educacao.sp.gov.br


Cards com nomes dos animais em inglês



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



ATIVIDADE   2  PROJETO DE VIDA 6A /6B    PROFª  RAILDA

FAVOR ENCAMINHAR AS RESPOSTAS COM SEU NOME E NÚMERO PARA O EMAIL:
raildamaria109@gmail.com     (entregar a atividade até dia 25/06)

Tema: Até as formigas se organizam.
Seja um aluno organizado, comprometido nas coisas que irá realizar.

Responda:

1- O que você acredita que precisa aprender para realizar o seu sonho?
2- Quanto tempo você dedica diariamente para estudar o que precisa aprender?
3- Como você percebe que costuma aprender melhor certo conteúdo? Você  acha que aprende melhor quando utiliza algum material de apoio?  Porque?
4- Qual o componente curricular ( a matéria) é mais fácil para você?
5- Qual o componente curricular ( a matéria) é mais difícil para você?
_________________________________________________________________________________


ATIVIDADE  2    DE LÍNGUA PORTUGUESA 6A/ 6B   PROFª RAILDA

FAVOR ENCAMINHAR AS RESPOSTAS COM SEU NOME E NÚMERO PARA O EMAIL:
raildamaria109@gmail.com     ( entregar a atividade até o dia 25/06)

Tema: Biografia
Biografia é a história de várias faces da vida de uma pessoa ou personagem.

Produção de texto
Que tal fazer sua própria biografia ( seus anos, sua vida até hoje), contendo fotografias suas se 
possível?

Dica: Procure outras biografias, como por exemplo, dos seus pais e avós, a fim de saber um pouco mais sobre eles, aproveitando este momento em que estamos em casa e mais próximos uns dos outros.

_____________________________________________________________________


ATIVIDADE 6 DE INGLÊS - PROFA ADRIANA SELIM
POR FAVOR ENCAMINHEM AS RESPOSTAS COM SEU NOME E SÉRIE PARA O EMAIL:

selim@professor.educacao.sp.gov.br


Imagem relacionada



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------





ATIVIDADE 5 DE INGLÊS - PROFA ADRIANA SELIM
POR FAVOR ENCAMINHEM AS RESPOSTAS COM SEU NOME E SÉRIE PARA O EMAIL:




selim@professor.educacao.sp.gov.br


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



ATIVIDADES PARA O 2º BIMESTRE 6A  / 6 B     atividade 1  PROFº RAILDA

FAVOR ENCAMINHAR AS RESPOSTAS COM SEU NOME E NÚMERO PARA O EMAIL:
raildamaria109@gmail.com

Estudo dos modos verbais aula  explicada no centro  de mídia (09/06/2020) e estudem no livro didático de português p. 164.
O que são verbos ? São ações praticadas pelos diversos seres: ex: sorrir, cheirar, andar, é, pegar etc. e  também os fenômenos da natureza. ex: chover, ventar etc.

1) Circule  os verbos nas frases abaixo.

a)  Os meninos brincavam de pega-pega.
b) Vovô me chamou para passear no parque.
c) Entrei, falei com a coordenadora.
d) Ao sentir as patadas o lobo correu.
e) Joana ganhou uma bolsa. 

2) Leia a poesia e escreva abaixo os verbos encontrados nela.
                        ORA ,HORA!
                    HORA DE DORMIR,
                 HORA DE ACORDAR,
              HORA DE TOMAR BANHO,
                     HORA DE SE VESTIR.
              HORA DE VER TELEVISÃO!
           HORA DE BRINCAR LÁ FORA!
                         HORA DE AGORA,
             HORA  DE DAQUI A POUCO,
            HORA DE TODA A HORA..........
                                  ORA, ORA
       SERÁ QUE NINGUÉM DESCONFIA
         QUE EU NÃO SOU RELÓGIO?        (Carlos Queiroz Telles.)
_________________________________________________________________________________

ATIVIDADE     3     DE PORTUGUÊS PROFª RAILDA PARA OS 6A / 6B 
FAVOR ENCAMINHAR AS RESPOSTAS COM SEU NOME E NÚMERO PARA O EMAIL:
raildamaria109@gmail.com

A coesão textual pode ser uma história, um anúncio,uma informação transmitida corretamente dentro da norma padrão da língua portuguesa,  usando as regras gramaticais e aquele  que lê entende o que você escreveu .

Leia o texto:
Os ursos pandas chineses já foram paparicados pelos ecologistas até o limite da chatice. Mas promete ser divertido vê-los num filme que começa a ser rodado no Himalaia pela Warner Brothers americana. (Superinteressante, set.1994.)

1) Este texto há coesão? Por que?

2) Crie um pequeno texto usando as normas gramaticais com coesão, pois aquele que ler o seu texto entenderá o que você quis transmitir.

_________________________________________________________________________________


ATIVIDADE 4 DE INGLÊS - PROFA ADRIANA SELIM
POR FAVOR ENCAMINHEM AS RESPOSTAS COM SEU NOME E SÉRIE PARA O EMAIL:



selim@professor.educacao.sp.gov.br






--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



ATIVIDADES DE PORTUGUÊS - PROFª  RAILDA PARA OS  (6 A / 6 B) 21/05/2020
FAVOR ENCAMINHAR AS RESPOSTAS COM SEU NOME E NÚMERO PARA O EMAIL:

raildamaria109@gmail.com

OBSERVE O ENUNCIADO:

ORTA DO FREDERICO

VENDE VERDURA E FRUTA
FRESCA CEM AGROTOXICO
  COUVE E ALFACE 2 REAL
      APERTE A CÃPAINHA
            PRA ATENDER

1- Onde esse gênero textual costuma circular?
2- Qual é a principal função desse tipo de enunciado?
3- Do ponto de vista da organização das ideias e enunciado é compreensível? Comente.
4- Do ponto de vista da ortografia, as palavras estão devidamente escritas? Quais delas precisam de correção? Reescreva-as.

OBS:  DIA 12/05 EU PASSEI ATIVIDADES DE PORTUGUÊS E PROJETO DE VIDA , PORÉM O MEU ESTAVA ERRADO. JÁ ESTÁ CORRETO ME ENVIE AS OS EXERCÍCIOS JUNTOS COM OS QUE FORAM POSTADOS NA DATA DE HOJE. 21/05/2020.
_________________________________________________________________________________

ATIVIDADES  PROJETO  DE  VIDA - PROFª  RAILDA  PARA OS    ( 6 A / 6 B ) 22/05/2020
FAVOR ENCAMINHAR AS RESPOSTAS COM SEU NOME E NÙMERO PARA O EMAIL:

raildamaria109@gmail.com

1) Faça uma rotina semanal contendo pontos positivos e negativos  com a situação que estamos vivendo atualmente no Brasil.

2) Como você esta usando a sua auto confiança na sua aprendizagem a distância nesse momento?

_________________________________________________________________________________


ATIVIDADE 3 DE INGLÊS - PROFA ADRIANA SELIM
POR FAVOR ENCAMINHEM AS RESPOSTAS COM SEU NOME E NUMERO PARA O EMAIL:


selim@professor.educacao.sp.gov.br


Preschool Word Search Puzzle Wild Animals 1



---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ATIVIDADES  PROJETO  DE  VIDA - PROFª  RAILDA  PARA OS    ( 6 A / 6 B )
FAVOR ENCAMINHAR AS RESPOSTAS COM SEU NOME E NÙMERO PARA O EMAIL:
raildamaria109@gmail.com

1- Vamos nos reinventar nesse novo mundo que estamos vivendo, faça uma viagem no tempo da sua vida:
a) O que eu aprendo melhor?
b) O que eu preciso desenvolver mais?

2- Atividade no caderno do aluno p. 62  (projeto de vida)

a) Quais são os seus pontos fortes e suas fragilidades nesse momento de pandemia que estão vivendo?                                   

b) Quando você observa seus pontos fortes e suas fragilidades, como você está usando a sua criatividade diária?
_________________________________________________________________________________

ATIVIDADES DE PORTUGUÊS - PROFª  RAILDA PARA OS  (6 A / 6 B)
FAVOR ENCAMINHAR AS RESPOSTAS COM SEU NOME E NÚMERO PARA O EMAIL:
raildamaria109@gmail.com

1) Atividade 3 no caderno do aluno, observe a imagem do livro  "conto ou não conto" de Abel Sidney. O aluno irá produzir uma história ou um conto, semelhante a um gibi, poderá criar personagens  e balões  na fala, fazer a capa do gibi, pintar etc. É importante  ter na escrita  recursos expressivos verbais e não verbais. Ex: pegue 3 ou quatro folhas sulfites ,dobre  ao meio, faça a margem e comece sua história, quando entregar a professora grampeará.

Sugestões de quadrinhos: Turma da Mônica. Disponível em http://turmadamonica.uol.com.br/quadrinhos. Acesso em:08 out.2019.

_________________________________________________________________________________


ATIVIDADE 2 DE INGLÊS - PROFA ADRIANA SELIM
POR FAVOR ENCAMINHEM AS RESPOSTAS COM SEU NOME E NUMERO PARA O EMAIL:

selim@professor.educacao.sp.gov.br




DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________TURMA:_______NOME:__________________________________________________________


Exercises

1.Complete a sequência:

a.one –_____________- three
b. _____________ – five - six
c.seven- eight - _____________
d.ten- _____________ - twelve   
e.thirteen – _____________ – fifteen
f. _____________- seventeen – _____________
g.nineteen __________________________

2.Calcule e escreva em inglês os resultados:

a.10 + 2 = ___________________
b.15 -  5  = ___________________
c.16 + 30 = ___________________
d.50 + 2  = ___________________
e.60+2+4= ___________________
f.5 x 8 =      ___________________
g.10 x 2 =   ___________________
h.10 – 2 =   ___________________
i.30 + 7 =   ___________________
j.42 – 7 =    ___________________
k.55 – 6  =  ___________________
l.27 + 8 + 25 = ________________

3.Assinale a opção correta:
a.
(   ) 1
(   ) 2
(   ) 13

b.
(   ) 16
(   ) 26
(   ) 17

c.
(   ) 80
(   ) 70
(   ) 82

d.
(   ) 90
(   ) 99
(   ) 93

e.
(   ) 11
(   ) 12
(   ) 13

f.
(   ) 11
(   ) 22

(   ) 14


================================================================



ATIVIDADE 1 DE INGLÊS - PROFESSORA ADRIANA SELIM

POR FAVOR ENVIEM A RESPOSTA PARA O EMAIL:

 selim@professor.educacao.sp.gov.br



ESCOLA __________________________________DATA:_____/_____/_____

TURMA:___________NOME:________________________________________________________


1.Colour  the picture according to the code.

1- YELLOW
2- RED
3- BROWN 
4-PURPLE
5-PINK
6-GREEN
7-GOLD
8-ORANGE
9-GRAY
10-BLACK
11-BLUE


  

 COLORS (Marc Robillard)



It's alright She's in red

In my head

Let me blow your mind she said

Eyes so blue

You're so new

I just gotta get close to you, I said

I say yes

You say no

Just let me show you some more

I won't bite

I wanna make sweet love tonight, I said

Hey hey I'm calling you

Red and green and yellow too

Chocolate cream, orange, navy blue

Yeah

It's all good what color you are, I said

You're so strange

And I don't mind

I like all your weird designs

Paint me red 

Toe to head

That's the shade of love she said

Black and blue, purple too

I don't care now what you do

Cause it's your life and it's your ride, and 

I know now I'm a fan of you, I said

Hey hey, I'm calling 

Red and green and yellow too

Chocolate cream

And navy blue

Yeah

It's all good what color are you

She's in red

Yeah she's in my head, she said, she said

Let me blow your mind she said

Hey hey, I'm calling you

Red and green and yellow too

Chocolate cream

And navy blue

Yeah

It's all good what color are you



3.Faça a leitura do texto “Colors” e circule o nome de todas as cores que aparecem nele.
________________________________________________________________
4.Traduza os nomes das cores que você encontrou na canção.
________________________________________________________________5.Qual é o tema da canção?
________________________________________________________
________________________________________________________________


6º ano A
Professora: Jeane Gama
Geografia


Leia o texto do link à seguir.
https://www.todamateria.com.br/o-que-e-paisagem/


  • Identifique os principais tipos de paisagem de acordo com o texto:







Ciências - 6 ano A e B - Prof Simone

Bom dia a todos!!!
Para a atividade de Ciências vamos utilizar o caderno do aluno nas paginas 8 e 9 - (SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS).  Assistir a video aula do link: https://youtu.be/IfblqrvuJaE, pesquisar no seu livro de ciências e responda no seu caderno as questões.
Lembrar de colocar a data para organizar as suas atividades. Envie também por email: francacruz@prof.educacao.sp.gov.br


Atividade 6º ano A
Professora: Jeane Gama
Geografia



  • Leitura de texto no livro;
  • Páginas 16 e 17;
  • Atividades do livro;
  • Página 24 questões do 1 ao 7.

Bom dia meus queridos, segue a atividade de Ed. Física.
Se cuidem!!!!

Roteiro da aula

  • Você irá aprender:
Jogos Eletrônicos
Os jogos eletrônicos estão cada vez mais presente na vida de muitos de vocês. Muitas vezes estão jogando na escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos.
Através deste trabalho, gostaria que vocês identificassem as transformações nas características dos jogos eletrônicos em função dos avanços das tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses diferentes tipos de jogos.
Claro que não quero ninguém sedentário, e terão a certeza disso com esse trabalho.

  • Para que a sua aprendizagem seja eficaz, separe os materiais:
Dispositivo eletrônico para pesquisa e para elaboração do trabalho. 

  • Vamos começar os estudos? 
Primeiramente quem tiver acesso assista o vídeo, caso não consiga, fique tranquilo, isso não irá impedir de realizar a atividade:

Agora reflitam sobre alguns questionamentos (não precisa responder, somente refletir):
1.O que seria um jogo eletrônico?
2.Como surgiu o jogo eletrônico? 
3.Como foi sua evolução?

            Com base nessas reflexões, vamos passar para a próxima parte.

Identificando as exigências corporais desses diferentes tipos de jogos, e lembrando que o virtual muitas vezes faz parte do nosso dia; explore (através de pesquisa ou do seu conhecimento) todos os tipos de jogos que achar necessário e que poderiam ser transformados em realidades.
O objetivo deste trabalho é analisar as possibilidades do processo de virtualização do jogo para uma experiência corporal. 

  • Para o fechamento desta aula, você deverá:
Finalizando nossa aula de hoje, quero que pesquisem sobre o tema solicitado e adaptem um jogo eletrônico para um espaço aberto, quadra por exemplo. Escreva o nome do jogo, suas regras, o material que precisaria e pode acrescentar imagens para um melhor entendimento do jogo.
Esse trabalho deverá ser registrado no seu caderno para que no retorno das aulas presenciais você possa apresentar.

  • Aprofundar os estudos é sempre necessário. Segue material que poderá te ajudar nesta jornada:

Com certeza este link vai ajudar e muito na conclusão do seu trabalho (volto a dizer que caso não tenha acesso, fique tranquilo, o mais importante é a sua criatividade).

Atividade de História
Email para envio das respostas:
6 ano
Leia o texto e responda as questões:

Os Povos da Mesopotâmia

Foi o nome da região localizada entre os 

Povos da Mesopotâmia
A Mesopotâmia abrigou diversos povos da antiguidade, atraídos pela fertilidade do solo que era garantida pelos ciclos de cheias dos rios Tigre e Eufrates. Entre os inúmeros povos que habitaram a região, destacam-se os 

Os Sumérios
Os primeiros povos a estabelecerem-se na Mesopotâmia foram os 
Essas cidades estiveram em constante estado de guerra umas com as outras pela disputa de terras. Cada uma delas possuía um deus ou deusa distinto e, para a adoração desse deus, eram construídos templos conhecidos como 
Os sumérios criaram a primeira forma de escrita da humanidade, conhecida como 

                                              Atividade:

1.Qual o significado da palavra Mesopotâmia?
2.Quais os rios banhavam esse território? E sua localização?
3.Principais povos que atraídos pela terra fértil se instalaram alí;
4.Quem foram os primeiros a chegar nessa região? Em que ano?
5.As principais cidades sumérias?

6.Descreva a escrita Cuneiforme;




Clique para ampliar.



PROFESSORA: JEANE GAMA
GEOGRAFIA / 6º ANO A

AGUARDANDO A DEVOLUTIVA  DAS ATIVIDADES ATÉ O DIA 27/05/2020!!
ENVIAR NO EMAIL:



Bom dia meus queridos.
Segue abaixo a atividade de Ed. Física.
Lembrando, vocês devem fazer no caderno para ser apresentado no retorno das aulas presenciais.


Roteiro da aula

  • Você irá aprender:
Na aula de hoje o tema é Lutas.

  • Para que a sua aprendizagem seja eficaz, separe os materiais:
Caderno, caneta, dispositivo eletrônico para pesquisa e para elaboração do trabalho. 

  • Vamos começar os estudos? 
Leiam o texto abaixo com bastante atenção.

Hoje vocês terão a oportunidade de enriquecer seu conhecimento sobre o tema lutas. Para esta aproximação com o tema foi escolhido o Judô.
Você sabia que o judô se desenvolveu a partir de movimentos e gestos do ju-jutsu (ju significa flexível e jutsu, arte ou habilidade em japonês)? E que nos países do Ocidente o ju-jutsu é conhecido como jiu-jitsu, arte marcial atribuída aos samurais japoneses?
O judô só foi sistematizado como luta no final do século XIX, por volta de 1882, por um ex-praticante de jiu-jitsu, o mestre Jigoro Kano. O que chamou a atenção na proposta desse mestre foi o método educacional e competitivo (simulação de combate) adotado, cujos princípios pacíficos e equilibrados se contrapunham aos de outras lutas, que visavam unicamente à formação de guerreiros.
A palavra judô é composta e ideogramas japoneses. O ju representa a suavidade, a gentileza, e o do, caminho. Isso porque o judô tem preocupação com o aspecto físico, mas também com a mente e o espírito. No judô, utiliza-se a força do oponente e não se age contra ela, e essa forma de atuação também se transfere para os demais aspectos da vida.
No Brasil, o judô só começou a ser divulgado no início do século XX, por volta de 1922, graças às demonstrações realizadas por Mitsuyo Esai Maeda (conhecido como Conde Koma), iniciadas em Porto Alegre e depois em outros Estados.
Toda luta tem características próprias. O judô também tem as suas características.
Todo atleta de judô:
·Tem regras de conduta a seguir.
·Deve manter o seu judogi (roupa para praticar o judô; alguns falam “judogui”) e o dojo (academia) sempre limpos e em ordem.
·Precisa saber dobrar o seu judogi e amarrar corretamente a faixa.
·Deve apresentar condições básicas de higiene pessoal.
·Precisa fazer a saudação, ao entrar no dojo, ao seu mestre e ao companheiro de treinamento.
·Quando estiver no dojo, deve manter o judogi arrumado e sentar-se sobre os calcanhares ou com pernas cruzadas enquanto aguarda o treinamento.
·Não pode treinar em outro sem permissão.
·Precisa ajoelhar ordenadamente ao chegar o professor e ficar atento a suas orientações.
·Não pode sair durante as aulas, apenas em casos de muita necessidade e com permissão do professor.
·Há várias cores de faixas, que simbolizam a graduação do atleta.
·O atleta do judô tem uma graduação e, para alcançá-la, passa por vários exames de faixa, que avaliam o seu grau de eficiência no judô.
·Cada faixa tem uma cor que indica o nível do atleta.
·A ordem de graduação em faixas é decrescente e conhecida como kyu.
·A arena de competição mede 16m x 14m, sendo que a área de combate mede 10m x 8m.      
“Texto extraído da proposta curricular do GESP”

  • Para o fechamento desta aula, você deverá:
Pesquise informações sobre o Caratê.
Histórico, movimentos, tempo de luta, graduação (faixas), área do combate, pontuação, principais regras, diferença entre kata e kumite, qual a vestimenta e quais são os estilos.
Vocês podem ilustrar ou anexar imagens ao texto.
Esse trabalho deverá ser feito no seu caderno para ser apresentado no retorno das aulas presenciais.

  • Aprofundar os estudos é sempre necessário. Seguem materiais que poderão te ajudar nesta jornada (caso não tenham acesso à internet, fiquem tranquilos, recorram ao material disponibilizado pelo Governo do Estado de São Paulo, em especial o caderno dos alunos):

           



BOA TARDE 6 ANO- A            MATEMÁTICA          PROF. ERENICE
ATIVIDADE DE 26-05-2020
        Resolver os problemas  do Caderno Aprender Sempre  , aquele de capa azul .
        PÁGINA ; 6 e 7    Atividade 3 -Ideias associadas à Multiplicação .
        Problemas : 1 , 3 ,  4 , 5  e 7

    Só isso pra esta semana pode responder no próprio caderno Aprender Sempre e postem as atividades no E-MAIL    erenice.barrense@ gmail.com

 BEIJO GRANDE        SAUDADES.

   AGUARDANDO DEVPLUTIVA ATÉ : 28-05-2020         

AGUARDANDO DEVOLUTIVA ATÉ  28-05-2020   


Atividade 6º ano  A
Professora: Jeane Gama
Geografia


Leia o texto do link à seguir.


  • Identifique os principais tipos de paisagem de acordo com o texto:


Atividade 6º ano A
Professora: Jeane Gama
Geografia



  • Leitura de texto no livro;
  • Páginas 16 e 17;
  • Atividades do livro;
  • Página 24 questões do 1 ao 7.
PROFESSORA: JEANE GAMA
GEOGRAFIA / 6º ANO B

AGUARDANDO A DEVOLUTIVA  DAS ATIVIDADES ATÉ O DIA 27/05/2020!!
ENVIAR NO EMAIL:


Ciências - 6 ano A e B - Prof Simone (27/05)

Bom dia a todos!!!
Para essa atividade você necessitará do seu caderno e o livro de Ciências.
Após assistir a video responder as questões livro de ciências nas páginas 224 e 226.


Lembrar de colocar a data para organizar as suas atividades. Envie também por email: francacruz@prof.educacao.sp.gov.br




Boa tarde meus queridos.
Espero que estejam bem e se cuidando.
Segue a nossa atividade dessa semana.

Roteiro da aula

  • Você irá aprender:
Na aula de hoje o foco será jogos, brincadeiras e meio ambiente.

  • Para que a sua aprendizagem seja eficaz, separe os materiais:
Caderno, caneta, dispositivo eletrônico para pesquisa e para elaboração do trabalho. 
Sucatas e materiais recicláveis (garrafas pet, barbante, corda, varal, latas fitas adesivas, entre outros).

  • Vamos começar os estudos? 
Leiam o trecho abaixo com bastante atenção.

Segundo Freire e Scaglia (2003): “O jogo é uma categoria maior, uma metáfora da vida, uma simulação lúdica da realidade, que se manifesta, que se concretiza quando as pessoas fazem esporte, quando lutam, quando fazem ginástica, ou quando as crianças brincam. (p.33)
Na aula de hoje é esperado que vocês tenham consciência da importância da preservação do meio ambiente e possam vivenciar brincadeiras, jogos com materiais alternativos ou recicláveis.
O descarte inadequado de alguns materiais na natureza, pode trazer sérios problemas para o meio ambiente, como por exemplo o plástico.

Agora através de uma pesquisa vocês irão planejar e utilizar estratégias para a confecção de jogos ou brincadeiras (espaço físico, material, jogo de tabuleiro, jogos de interação,…).
Pesquisem com os responsáveis, quais as brincadeiras, jogos; que eles faziam quando tinham a idade de vocês. Como era o jogo? 
Com essa pandemia é um bom momento para conhecer um pouquinho da infância do pai, da mãe, dos avós, e ficarem um pouco mais próximos também! Mas é claro, cada um na sua residência.

  • Para o fechamento desta aula, você deverá:
Criar um ou mais jogos ou brincadeiras que podem ser feitos com material alternativo. A pesquisa é de suma importância, mas a sua criatividade é muito mais importante.
Os jogos não precisam ser somente de tabuleiro, podem ser jogos que requer um pequeno espaço físico, e que possa ser jogado na sala, na varanda, no quarto, enfim, em um ambiente menor.
Lembre-se que o responsável pode auxiliar na execução dos jogos (inclusive pode ser um jogo de quando ele era criança).
CASO RESOLVAM MONTAR UM JOGO QUE PRECISE CORTAR COM OUTRO MATERIAL SEM SER TESOURA SEM PONTA, PEÇA AJUDA PARA UM ADULTO.
Você deverá guardar o seu jogo para apresentar na sala no retorno das aulas presenciais.

  • Aprofundar os estudos é sempre necessário. Seguem materiais que poderão te ajudar nesta jornada:





ATIVIDADE DE MATEMÁTICA    PROFESSORA ERENICE         09-06-2020


FAÇA O ARREDONDAMENTO DOS SSEGUINTES NÚMEROS:

A) 28
B) 165
C)312
D) 477
E) 1299
F) 4872
G) 6109
H ) 7510

PROCURANDO ENTRE OS NÚMEROS ABAIXO , O VALOR CORRESPONDENTE MAIS ADEQUADO PARA RESPONDER OS ITENS ACIMA.
20- 30 - 50 - 100 - 200 - 300- 400 - 500  - 1000- 2000 - 4000 - 5000 - 6000 - 7000 - 8000 - 10 000

MANTENHA AS ATIVIDADES NO CADERNO E ENVIE  PARA O E-MAIL
erenice.barrense@gmail.com
OBRIGADA TURMINHA ESTOU COM SAUDADES.
AGUARDO DEVOLUTIVA ATÉ 11-06-2020







16-06-2020       MATEMÀTICA         PROFESSORA ERENICE

 ATIVIDADE DAS AULAS DO CMSP DE 15 E 16 DE JUNHO DE 2020

RESOLVA AS ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO PG.150    SOBRE    FRAÇÕES:

 EXERCÍCIO 1  E  2
EXERCÍCIO 4 SOMENTE LETRA  (a)
EXERCÍCIO 5 a, b, c


MANTER AS ATIVIDADES NO CADERNO , E ENVIAR PARA O E-MAIL :
erenice.barrense@gmail.com
Aguardo devolutiva até 19-06-2020
SAUDADES TURMINHA.






Roteiro da aula - Ed. Física

Professor Toninho

  • Você irá aprender:
Na aula de hoje o foco é a cultura rítmica do Brasil.

  • Para que a sua aprendizagem seja eficaz, separe os materiais:
Caderno, caneta, dispositivo eletrônico para pesquisa e para elaboração do trabalho. 

  • Vamos começar os estudos? 
Leiam o texto abaixo com bastante atenção.
A pluralidade da cultura brasileira formou-se, a partir do século XVI, da mescla de costumes e crenças de cinco grupos majoritários:
1 - Povos indígenas;
2 - Povos europeus invasores;
3 - Povos africanos e escravizados;
4- População descendente de imigrantes europeus, asiáticos e outros continentes;
5 - População de migrantes brasileiros que vive nos diferentes estados.
Vamos estudar sobre o tipo de manifestação rítmica que encontramos em cada região brasileira, uma vez que muitas famílias mudaram de cidade e estado, mas não deixaram de gostar da música e da dança de sua terra natal.
Como podemos perceber, o Brasil tem muitas manifestações e representações culturais. Por isso podemos falar em pluralidade da cultura rítmica brasileira. Cada região brasileira tem, na sua cultura local, manifestações próprias, fruto das influências que sofreu de outros povos, como foi citado acima.
Algumas das manifestações rítmicas do Brasil: forró, quadrilha, siriri, catira, carimbó, bumba meu boi, chula e frevo.
                               “Texto extraído e adaptado da proposta curricular do GESP”


  • Para o fechamento desta aula, você deverá:
Após a leitura e compreensão do texto acima, escolha TRÊS ritmos da cultura brasileira (pode ser outro que não foi citado acima) e pesquise informações sobre de qual região ele se concentra? Quais as suas origens? Quais são os passos da dança? Qual é a vestimenta da dama e do cavalheiro (se for dançado por casais)?
Como é a música (pode citar uma música e colocar a letra). Vocês podem ilustrar ou anexar imagens ao texto.
Esse trabalho deverá ser entregue na escola ou feito no seu caderno e apresentado no retorno das aulas presenciais.

  • Aprofundar os estudos é sempre necessário. Seguem materiais que poderão te ajudar nesta jornada:

           

Segue também uma indicação de dois filmes sobre o tema para assistirem com a família:
1 - Som da Rua - Índios - Documentário
2- Som da rua - Maracatu - Documentário




TEMA : FRAÇÕES              AULA CMSP  DE 17-06 A 22-06

1 ) AS FRAÇÕES DO RELÓGIO: CALCULE AS FRAÇÕES INDICADASE DÊ AS REPRESENTAÇÕES EM MINUTOS:

A) 1/4 DE 1 HORA
B )2/3 DE 1 HORA
C)3/4 DE 1 HORA
D ) 1/6 DE 1 HORA


2 ) ESCREVA A QUE FRAÇÃO DE HORA CORRESPONDE :
A ) 30 MINUTOS
B) 10 MINUTOS

3) ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÃO COM DENOMINADORES IGUAIS.
RESOLVE- SE ASSIM :
CONSERVA-SE O DENOMINADOR E RESOLVE A OPERAÇAO DO NUMERADOR.

EXEMPLO : 1__ NUMERADOR                       1  +  3  =   4
                     2     DENOMINADOR                   2      2       2     


RESOLVA: 

A )  2   +  4   -  1 =
      3       3       3      

        
 B ) 3   -   2  + 5  =      
      9         9      9


    8         8          8         



4) EFETUE AS OPERAÇÕES COM FRAÇÕES:
  A) 3 QUINTOS + 4 QUINTOS =

  B) 11 OITAVOS  - 6 OITAVOS  =


MANTENHA AS ATIVIDADES NO CADERNO E ENVIE AS ATIVIDADES PARA O E-MAIL
erenice.barrense@gmail.com
NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR NOME NÚMERO E SÉRIE NAS ATIVIDADES.




Boa tarde meus queridos.
Segue abaixo a atividade dessa semana. Lembrando, você pode realizar no caderno para apresentar no retorno das aulas presenciais, ou deixar na escola.
Bom trabalho.

Roteiro da aula Educação Física
Professor Toninho

  • Você irá aprender:
Na aula de hoje o tema é: Isolamento com saúde.

  • Para que a sua aprendizagem seja eficaz, separe os materiais:
Caderno, caneta e dispositivo eletrônico para pesquisa e registro da atividade.

  • Vamos começar os estudos? 
Leiam o texto abaixo com bastante atenção.

Como conseguir os nutrientes ligados à imunidade
O organismo precisa de todos os macronutrientes e micronutrientes: carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais. Segundo a mestra em nutrição Sabrina Viana, alguns nutrientes estão diretamente ligados à imunidade, como:
Vitamina A – encontrada em alimentos alaranjados (mamão, cenoura, manga e abóbora), vegetais escuros (escarola, couve, espinafre, rúcula etc) e até na batata doce. Para atingir a recomendação desta vitamina, não são necessárias altas ingestões. Apenas uma fruta fonte e de 2 a 3 colheres (sopa) de cenoura e/ou verdura verde escura por dia são suficientes.
Vitamina C – presente nas frutas cítricas (laranja, limão), acerola (uma das melhores fontes), goiaba, caju, entre outros. Basta ingerir 1 porção destas frutas diariamente para garantir o que o corpo precisa.
Vitamina D – é encontrada em peixes, leite e derivados e alimentos fortificados. Mas a maior fonte é o sol.  É importante tomar sol, de preferência diariamente, cerca de 10 minutos diários, deixando partes do corpo expostas (pernas, braços). A vitamina D é estocada no corpo, garantir a exposição em dias ensolarados cria o estoque desta vitamina no corpo para o inverno.
Vitamina E, Zinco e Selênio – podem ser encontrados no amendoim e oleaginosas como castanhas e nozes, recomenda-se um pequeno punhado destes alimentos por dia para suprir as necessidades do organismo. As sementes de girassol e abóbora também são excelentes fontes e podem ser trituradas e adicionadas às preparações.
O abacate e os óleos vegetais são fontes também de vitamina E e assim como as oleaginosas, pequenas quantidades atendem às recomendações nutricionais.  O zinco está presente nos alimentos fontes de proteínas, sendo a soja, os feijões e oleaginosas as melhores fontes vegetais.  É importante não exagerar nas oleaginosas, pois são calóricas.
Compulsão alimentar durante a quarentena
O isolamento social e a ociosidade podem levar muitas pessoas a agir de forma compulsiva em relação à alimentação, atendendo às necessidades emocionais ao invés das necessidades fisiológicas, e aumentando de forma significativa a ingestão de alimentos pouco nutritivos, como doces. Sabrina afirma que comer doces, por exemplo, em pequena quantidade e dentro de uma alimentação saudável e equilibrada não é um problema, mas que a vontade constante de comer doces motivada por emoções e sentimentos precisa ser trabalhada, pois ela pode se tornar maléfica.
Atividade física X imunidade
Segundo o educador físico e coordenador do curso de Educação Física do Unasp campus São Paulo, Dr. Leonardo Martins, a 
O sedentarismo neste período de isolamento social pode ser extremamente prejudicial não só por levar à queda da imunidade, mas porque aumenta o risco de outras doenças. A recomendação é que o indivíduo mantenha um estilo de vida ativo. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 minutos por semana de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade intensa”, diz Leonardo, dando a sugestão de que quem esteja em casa faça 30 minutos de exercícios por 5 dias na semana. Caso o indivíduo seja sedentário, poderá dividir em três tempos de 10 minutos. A OMS recomenda também que o ciclo de ficar apenas sentado e/ou deitado seja interrompido a cada 30 minutos, e sempre que possível ficar em pé.
Leonardo sugere que todos tentem fazer exercícios em casa durante a quarentena, pelos inúmeros benefícios como: melhora no sono, no sistema imunológico, na circulação sanguínea, nas articulações, na memória, no funcionamento dos órgãos, no controle emocional, entre outros.



  • Para o fechamento desta aula, você deverá realizar um texto (um parágrafo não é texto) contendo as seguintes informações:
·Como está sendo a sua rotina de atividades físicas e alimentação durante o isolamento social. Você tem ingerido todas as vitaminas necessárias para o organismo ou está faltando alguma (veja no texto postado onde são encontradas cada vitamina e faça uma comparação com a sua alimentação). 
·O que mais está sentindo falta durante o isolamento (relacionado a alimentação e atividade física).
·Qual é a sua rotina de atividades físicas e alimentação.
REFORÇANDO QUE ESTOU SOLICITANDO UM TEXTO, NÃO É QUESTIONÁRIO (PERGUNTAS E RESPOSTAS).




ATIVIDADE DE ED. FÍSICA
PROFESSOR TONINHO
Boa tarde meus queridos!
Saudades de vocês!!!

Sabemos que no mundo existem vários tipos de danças urbanas, cada uma com a sua característica própria.
Como já falamos em aula anterior sobre as manifestações rítmicas, quero que pesquisem cinco ritmos diferentes (danças urbanas, hip hop, funk, samba, etc...). No trabalho deverá constar passos, vestimentas, ritmo, onde surgiu, curiosidades, etc..

Essa pesquisa poderá ser apresentada no retorno das aulas presenciais (no caderno) ou deixada na escola (toda quarta-feira a escola fica aberta para receber os trabalhos e passo lá para retirar).

Boa pesquisa para todos!



ATIVIDADE DE ED. FÍSICA

PROFESSOR TONINHO

Boa tarde meus queridos!

Saudades de vocês!!!

 

Sabemos que no mundo existem vários tipos de danças urbanas, cada uma com a sua característica própria.

Como já falamos em aula anterior sobre as manifestações rítmicas, quero que pesquisem sobre as danças juninas. No trabalho deverá constar passos, vestimentas, ritmo, curiosidades, etc..

 

Essa pesquisa poderá ser apresentada no retorno das aulas presenciais (no caderno) ou deixada na escola (toda quarta-feira a escola fica aberta para receber os trabalhos e passo lá para retirar).

 

Boa pesquisa para todos!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA - PROJETO DE VIDA 7º ANO A/B - Professoras: CLAUDIA/GABRIELA

AULA: PROJETO DE VIDA - 7º ano A e B - PROFESSORAS: CLAUDIA / GABRIELA

ELETIVA 6º "A e B"