8º ANO A

ATIVIDADE 9 DE INGLÊS - PROFA ADRIANA SELIM
POR FAVOR ENCAMINHEM AS RESPOSTAS COM SEU NOME E SÉRIE PARA O EMAIL:


selim@professor.educacao.sp.gov.br



Atividade sobre esportes em inglês

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ATIVIDADE 8 DE INGLÊS - PROFA ADRIANA SELIM
POR FAVOR ENCAMINHEM AS RESPOSTAS COM SEU NOME E SÉRIE PARA O EMAIL:


selim@professor.educacao.sp.gov.br

Atividade de completar sobre família em inglês.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------






ATIVIDADE 7 DE INGLÊS - PROFA ADRIANA SELIM
POR FAVOR ENCAMINHEM AS RESPOSTAS COM SEU NOME E SÉRIE PARA O EMAIL:


selim@professor.educacao.sp.gov.br


Caça-palavras sobre família em inglês


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ATIVIDADE 6 DE INGLÊS - PROFA ADRIANA SELIM
POR FAVOR ENCAMINHEM AS RESPOSTAS COM SEU NOME E SÉRIE PARA O EMAIL:



selim@professor.educacao.sp.gov.br


Resultado de imagem para atividades em ingles corpo humano

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ATIVIDADE 5 DE INGLÊS - PROFA ADRIANA SELIM
POR FAVOR ENCAMINHEM AS RESPOSTAS COM SEU NOME E SÉRIE PARA O EMAIL:




selim@professor.educacao.sp.gov.br


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------






ATIVIDADE DE INGLÊS SEMANA 4- PROFA ADRIANA SELIM
ENCAMINHE SUAS RESPOSTAS PARA O MEU EMAIL COM SEU NOME E SÉRIE E MANTENHA AS RESPOSTAS NO SEU CADERNO DE INGLÊS


selim@professor.educacao.sp.gov.br




----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ATIVIDADE DE INGLÊS SEMANA 3- PROFA ADRIANA SELIM
ENCAMINHE SUAS RESPOSTAS PARA O MEU EMAIL COM SEU NOME E SÉRIE E MANTENHA AS RESPOSTAS NO SEU CADERNO DE INGLÊS

selim@professor.educacao.sp.gov.br



Match the columns below.
           Countries                                          Nationalities
a.United States   g.Australia               (   )Japanese         (   )French
b.Spain              h.Canada                  (   )German           (   )Indian
c.Brazil               i.France                    (   )Portuguese       (   )Canadian
d.Jamaica           j.Germany                (   )American         (   )Spanish
e.Japan              k.India                      (   )Australian         (   )Jamaican
f.Portugal            l.South Africa           (   )South African    (   )Brazilian
----------------------------------------------------------------------------------






ATIVIDADE 2 DE INGLÊS - PROFA ADRIANA SELIM
POR FAVOR ENCAMINHEM AS RESPOSTAS COM SEU NOME E NUMERO PARA O EMAIL:

selim@professor.educacao.sp.gov.br






DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________TURMA:_______NOME:__________________________________________________________


Exercises

1.Complete a sequência:

a.one –_____________- three
b. _____________ – five - six
c.seven- eight - _____________
d.ten- _____________ - twelve   
e.thirteen – _____________ – fifteen
f. _____________- seventeen – _____________
g.nineteen – _____________ – _____________

2.Calcule e escreva em inglês os resultados:

a.10 + 2 = ___________________
b.15 -  5  = ___________________
c.16 + 30 = ___________________
d.50 + 2  = ___________________
e.60+2+4= ___________________
f.5 x 8 =      ___________________
g.10 x 2 =   ___________________
h.10 – 2 =   ___________________
i.30 + 7 =   ___________________
j.42 – 7 =    ___________________
k.55 – 6  =  ___________________
l.27 + 8 + 25 = ________________

3.Assinale a opção correta:
a.One
(   ) 1
(   ) 2
(   ) 13

b.Seventeen
(   ) 16
(   ) 26
(   ) 17

c.Eighty
(   ) 80
(   ) 70
(   ) 82

d.Ninety nine
(   ) 90
(   ) 99
(   ) 93

e.Eleven
(   ) 11
(   ) 12
(   ) 13

f.Fourteen
(   ) 11
(   ) 22
(   ) 14



================================================================


ATIVIDADE 1 DE INGLÊS- PROFESSORA ADRIANA. 
FAVOR ENCAMINHAR A RESPOSTA PARA O EMAIL E MANTER SUAS RESPOSTAS NO CADERNO:
selim@professor.educacao.sp.gov.br


DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________TURMA:_______NOME:__________________________________________________________

Atividade de Língua Inglesa

The FIFA World Cup was founded in 1971. It was designed by Silvio Gazzanigi of Italy. Made of 18-carat gold and malachite, the cup is 36,5 cm tall and weighs 6,2 kg. The sculpture depicts two triumphant football players holding a globe in their raised hands. The trophy is passed on to each winning team that gets to keep an identical (but gold-plated) replica. The making of the statue cost about $50,000, today its value is estimated to over $10,000,000. 





 Leia o texto e responda às questões 1 e 2.
1.Qual é o assunto tratado no texto?
a)(  )O texto fala sobre a Copa do Mundo,  em que ano foi fundada, quem a fundou. Fala sobre o tamanho e peso da taça, somente.
b)(  ) O texto fala somente da Copa do mundo e quando ela foi fundada, não menciona o tamanho , nem o peso da taça.
c)(  ) O texto fala sobre a Copa do Mundo. Quando ela foi fundada, quem a fundou. Relata sobre o troféu, sobre a construção de uma estátua que custará 10.000.000 milhões de dólares.
d)(  ) O texto fala sobre a Copa do Mundo, seu fundador. Descreve o tamanho da taça, seu peso. O que essa escultura retrata, seu valor estimado hoje que é 10.000.000.

2. A tradução correta para a frase “ The sculpture depicts two triumphant football players holding a globe in their raised hands.” é:
a)(  ) A escultura retrata dois jogadores de futebol triunfante com um globo terrestre em suas mãos levantadas.
b)(  ) A escultura descreve dois jogadores de futebol segurando um globo raso em seus braços.
c)(  ) A escultura retrata dois jogadores de futebol que triunfantes levantam a mão mostrando um globo no pé.
d) (  )A escultura retrata um globo terrestre sendo levantado pelas mãos de dois jogadores razoáveis.

3. Complete as lacunas utilizando can (sabe) ou can´t ( não sabe), observe as alternativas na tabela.

sing
dance
play a musical instrument
speak inglês
Isabela
yes
yes
no
no
Gabriel
yes
no
yes
no
Julia
no
no
yes
yes

a.Isabela _____ sing and dance.
b.Gabriel and Julia _____  dance.
c.Gabriel _____ speak Spanish, but he _____ play a musical instrument.
d.Julia______play a musical instrument, but she _______dance.
e. Both Isabela and Gabriel _______ sing.

4. Assinale as  alternativas em que não mencionam nomes de esportes:
a.(  ) Jill and Jane practice martial asts.
b.(  )They practice taekwondo and Karate on weekends.
c.(   ) He playing water on her face.
d.(   ) She practices english in school every day.




Bom dia meus queridos, segue a atividade de Ed. Física.
Se cuidem!!!!

Roteiro da aula

  • Você irá aprender:
Jogos Eletrônicos
Os jogos eletrônicos estão cada vez mais presente na vida de muitos de vocês. Muitas vezes estão jogando na escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos.
Através deste trabalho, gostaria que vocês identificassem as transformações nas características dos jogos eletrônicos em função dos avanços das tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses diferentes tipos de jogos.
Claro que não quero ninguém sedentário, e terão a certeza disso com esse trabalho.

  • Para que a sua aprendizagem seja eficaz, separe os materiais:
Dispositivo eletrônico para pesquisa e para elaboração do trabalho. 

  • Vamos começar os estudos? 
Primeiramente quem tiver acesso assista o vídeo, caso não consiga, fique tranquilo, isso não irá impedir de realizar a atividade:

Agora reflitam sobre alguns questionamentos (não precisa responder, somente refletir):
1.    O que seria um jogo eletrônico?
2.    Como surgiu o jogo eletrônico? 
3.    Como foi sua evolução?

            Com base nessas reflexões, vamos passar para a próxima parte.

Identificando as exigências corporais desses diferentes tipos de jogos, e lembrando que o virtual muitas vezes faz parte do nosso dia; explore (através de pesquisa ou do seu conhecimento) todos os tipos de jogos que achar necessário e que poderiam ser transformados em realidades.
O objetivo deste trabalho é analisar as possibilidades do processo de virtualização do jogo para uma experiência corporal. 

  • Para o fechamento desta aula, você deverá:
Finalizando nossa aula de hoje, quero que pesquisem sobre o tema solicitado e adaptem um jogo eletrônico para um espaço aberto, quadra por exemplo. Escreva o nome do jogo, suas regras, o material que precisaria e pode acrescentar imagens para um melhor entendimento do jogo.
Esse trabalho deverá ser registrado no seu caderno para que no retorno das aulas presenciais você possa apresentar.

  • Aprofundar os estudos é sempre necessário. Segue material que poderá te ajudar nesta jornada:

Com certeza este link vai ajudar e muito na conclusão do seu trabalho (volto a dizer que caso não tenha acesso, fique tranquilo, o mais importante é a sua criatividade).
https://youtu.be/F0k63pJE4FA




Bom dia meus queridos.
Segue abaixo a atividade de Ed. Física.
Lembrando, vocês devem fazer no caderno para ser apresentado no retorno das aulas presenciais.


Roteiro da aula

  • Você irá aprender:
Na aula de hoje o tema é Lutas.

  • Para que a sua aprendizagem seja eficaz, separe os materiais:
Caderno, caneta, dispositivo eletrônico para pesquisa e para elaboração do trabalho. 

  • Vamos começar os estudos? 
Leiam o texto abaixo com bastante atenção.

Hoje vocês terão a oportunidade de enriquecer seu conhecimento sobre o tema lutas. Para esta aproximação com o tema foi escolhido o Judô.
Você sabia que o judô se desenvolveu a partir de movimentos e gestos do ju-jutsu (ju significa flexível e jutsu, arte ou habilidade em japonês)? E que nos países do Ocidente o ju-jutsu é conhecido como jiu-jitsu, arte marcial atribuída aos samurais japoneses?
O judô só foi sistematizado como luta no final do século XIX, por volta de 1882, por um ex-praticante de jiu-jitsu, o mestre Jigoro Kano. O que chamou a atenção na proposta desse mestre foi o método educacional e competitivo (simulação de combate) adotado, cujos princípios pacíficos e equilibrados se contrapunham aos de outras lutas, que visavam unicamente à formação de guerreiros.
A palavra judô é composta e ideogramas japoneses. O ju representa a suavidade, a gentileza, e o do, caminho. Isso porque o judô tem preocupação com o aspecto físico, mas também com a mente e o espírito. No judô, utiliza-se a força do oponente e não se age contra ela, e essa forma de atuação também se transfere para os demais aspectos da vida.
No Brasil, o judô só começou a ser divulgado no início do século XX, por volta de 1922, graças às demonstrações realizadas por Mitsuyo Esai Maeda (conhecido como Conde Koma), iniciadas em Porto Alegre e depois em outros Estados.
Toda luta tem características próprias. O judô também tem as suas características.
Todo atleta de judô:
·         Tem regras de conduta a seguir.
·         Deve manter o seu judogi (roupa para praticar o judô; alguns falam “judogui”) e o dojo (academia) sempre limpos e em ordem.
·         Precisa saber dobrar o seu judogi e amarrar corretamente a faixa.
·         Deve apresentar condições básicas de higiene pessoal.
·         Precisa fazer a saudação, ao entrar no dojo, ao seu mestre e ao companheiro de treinamento.
·         Quando estiver no dojo, deve manter o judogi arrumado e sentar-se sobre os calcanhares ou com pernas cruzadas enquanto aguarda o treinamento.
·         Não pode treinar em outro sem permissão.
·         Precisa ajoelhar ordenadamente ao chegar o professor e ficar atento a suas orientações.
·         Não pode sair durante as aulas, apenas em casos de muita necessidade e com permissão do professor.
·         Há várias cores de faixas, que simbolizam a graduação do atleta.
·         O atleta do judô tem uma graduação e, para alcançá-la, passa por vários exames de faixa, que avaliam o seu grau de eficiência no judô.
·         Cada faixa tem uma cor que indica o nível do atleta.
·         A ordem de graduação em faixas é decrescente e conhecida como kyu.
·         A arena de competição mede 16m x 14m, sendo que a área de combate mede 10m x 8m.      
“Texto extraído da proposta curricular do GESP”

  • Para o fechamento desta aula, você deverá:
Pesquise informações sobre o Caratê.
Histórico, movimentos, tempo de luta, graduação (faixas), área do combate, pontuação, principais regras, diferença entre kata e kumite, qual a vestimenta e quais são os estilos.
Vocês podem ilustrar ou anexar imagens ao texto.
Esse trabalho deverá ser feito no seu caderno para ser apresentado no retorno das aulas presenciais.

  • Aprofundar os estudos é sempre necessário. Seguem materiais que poderão te ajudar      nesta jornada (caso não tenham acesso à internet, fiquem tranquilos, recorram ao material disponibilizado pelo Governo do Estado de São Paulo, em especial o caderno dos alunos):

           




Atividade: 8º ano A
Professora: Elisama Brito
Português


Baseado em seus conhecimentos sobre textos jornalisticos, observe os seguintes textos:

VOCÊ É A FAVOR DA PROIBIÇÃO DE JOGOS ELETRÔNICOS COM TEMAS VIOLENTOS?

SIM - Se queremos combater a violência, temos que lidar também com suas causas e uma delas pode ser esse tipo de jogo eletrônico. Por propiciar uma participação ativa do jogador na criação da violência, a influência que ele exerce sobre as pessoas é muito maior que a de filmes ou programas de televisão, por exemplo. Existem pessoas que são mais suscetíveis a essa influência. Aquelas com personalidade limítrofe ou compreensão limitada podem confundir jogo e realidade. Como crianças que assistem ao desenho do Homem-Aranha e depois agem como se realmente fossem o super-heroi. Todos nós - mesmo os considerados normais - interiorizamos essa violência, ainda que de forma controlada. Mas em uma situação em que nosso controle é diluído, com o uso de álcool ou drogas, por exemplo, um comportamento agressivo pode aflorar. Uma sociedade tolerante à violência como a brasileira, em que há muita impunidade, é um complicador. Mesmo sem uso de drogas o jovem pode se tornar violento por acreditar que vá ficar impune.

Içami Tiba, psiquiatra e educador


NÃO - Sou contra, pois não acredito que esses jogos, por si mesmos, gerem violência. Quando o Counter-Strike foi lançado, em 2000, levantou-se essa mesma polêmica e, oito anos depois, não se percebeu aumento da agressividade associado ao jogo. A forma lúdica de lidar com a violência, brincadeiras que envolvem uma dicotomia entre bem e mal são anteriores à era eletrônica. Há muito tempo que as crianças brincam de polícia e ladrão e o fato de uma pessoa interpretar um bandido não quer dizer que ela seja má ou vá se tornar má. É verdade que o jogo eletrônico desperta uma série de sensações no usuário, pois os gráficos têm um realismo muito grande. É quase como vivenciar aquilo na vida real. A forma como a pessoa vai reagir a esse estímulo varia, mas o que percebemos é que, em geral, a utilização do jogo é muito mais catártica, ou seja, funciona como uma válvula de escape que permite vivenciar um conteúdo violento, num ambiente de simulação seguro. Acaba sendo algo saudável. Além disso, a proibição contribui para despertar a curiosidade e tornar o proibido ainda mais atrativo.

Erick Itakura, núcleo de pesquisa da psicologia em informática da PUC-SP


Atividade

Considerando que esse é um texto de opinião. Identifique e escreva no caderno os quatro argumentos que o autor do texto "SIM" e o autor do texto “NÃO” usaram para justificarem suas respostas.
Lembrando, vocês devem fazer no caderno para ser apresentado no retorno das aulas presenciais.





Boa tarde meus queridos.
Espero que estejam bem e se cuidando.
Segue a nossa atividade dessa semana.

Roteiro da aula

  • Você irá aprender:
Na aula de hoje o foco será jogos, brincadeiras e meio ambiente.

  • Para que a sua aprendizagem seja eficaz, separe os materiais:
Caderno, caneta, dispositivo eletrônico para pesquisa e para elaboração do trabalho. 
Sucatas e materiais recicláveis (garrafas pet, barbante, corda, varal, latas fitas adesivas, entre outros).

  • Vamos começar os estudos? 
Leiam o trecho abaixo com bastante atenção.

Segundo Freire e Scaglia (2003): “O jogo é uma categoria maior, uma metáfora da vida, uma simulação lúdica da realidade, que se manifesta, que se concretiza quando as pessoas fazem esporte, quando lutam, quando fazem ginástica, ou quando as crianças brincam. (p.33)
Na aula de hoje é esperado que vocês tenham consciência da importância da preservação do meio ambiente e possam vivenciar brincadeiras, jogos com materiais alternativos ou recicláveis.
O descarte inadequado de alguns materiais na natureza, pode trazer sérios problemas para o meio ambiente, como por exemplo o plástico.

Agora através de uma pesquisa vocês irão planejar e utilizar estratégias para a confecção de jogos ou brincadeiras (espaço físico, material, jogo de tabuleiro, jogos de interação,…).
Pesquisem com os responsáveis, quais as brincadeiras, jogos; que eles faziam quando tinham a idade de vocês. Como era o jogo? 
Com essa pandemia é um bom momento para conhecer um pouquinho da infância do pai, da mãe, dos avós, e ficarem um pouco mais próximos também! Mas é claro, cada um na sua residência.

  • Para o fechamento desta aula, você deverá:
Criar um ou mais jogos ou brincadeiras que podem ser feitos com material alternativo. A pesquisa é de suma importância, mas a sua criatividade é muito mais importante.
Os jogos não precisam ser somente de tabuleiro, podem ser jogos que requer um pequeno espaço físico, e que possa ser jogado na sala, na varanda, no quarto, enfim, em um ambiente menor.
Lembre-se que o responsável pode auxiliar na execução dos jogos (inclusive pode ser um jogo de quando ele era criança).
CASO RESOLVAM MONTAR UM JOGO QUE PRECISE CORTAR COM OUTRO MATERIAL SEM SER TESOURA SEM PONTA, PEÇA AJUDA PARA UM ADULTO.
Você deverá guardar o seu jogo para apresentar na sala no retorno das aulas presenciais.

  • Aprofundar os estudos é sempre necessário. Seguem materiais que poderão te ajudar nesta jornada:



PORTUGUÊS 8ºANO A    28/05
PROFESSORA: ELISAMA BRITO

Vocês tiveram dificuldades para identificar os argumentos nos textos da atividade anterior? Então acessem o link https://www.todamateria.com.br/artigo-de-opiniao/  em seguida respondam as seguintes questões.
ATIVIDADE 1
1.       O que é artigo de opinião?
2.       Qual o principal recurso usado no texto de opinião?
3.       Quais as características de um texto de opinião?
4.       Fale sobre a estrutura do texto de opinião.

 Obs:Se mesmo lendo sobre o assunto, vocês continuarem tendo dificuldades, releiam no caderno do aluno, páginas 9 e 10, os dois textos de opinião que falam sobre tatuagem e revisem as atividades. No retorno das aulas voltaremos com o assunto pra sanar dúvidas.

ATIVIDADE 2
No link  https://www.todamateria.com.br/artigo-de-opiniao/ ,consta o passo a passo de como fazer um artigo de opinião. Com base nesta leitura desenvolva em seu caderno um artigo de opinião com o tema:  A crise do Corona Vírus, como começou, quais as consequências que causou no mundo e de que forma afetou sua vida e de sua família.


Lembrando, vocês devem fazer no caderno para ser apresentado no retorno das aulas presenciais.




Atividades de História
Email para envio das atividades:
8 ano
Pesquisar sobre as 13 colônias e a Independência dos Estados Unidos, respondendo as seguintes questões:
·        A quem pertencia essas colônias;
·        O nome dessas 13 colônias;
·        Como elas eram divididas;
·        A guerra dos 7 anos
·        E a Independência dessas colônias  

 Obs: No livro didático tem o texto sobre esse tema.



15-06-2020               CIÊNCIAS               PROFESSOR CLEBER

TEMA: QUAIS SÃO AS AÇÕES PARA O USO CONSCIENTE DA ENERGIA ELÉTRICA?
e QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS PARA O MEIO AMBIENTE?

PESQUISAR E  ELABORAR 10 QUESTÕES BASEADO NO TEXTO .

NÃO SE ESQUECA DE COLOCAR NOME NÚMERO E SÉRIE , E TAMBEM CONCLUSÃO E BIBLIOGRAFIA.

 MANTER AS ATIVIDADES NO CADERNO E ENVIAR PARA O E-MAIL:
cleberjoseantonio@professor.educacao.sp.gov.br
PRAZO PARA A DEVOLUTIVA DAS ATIVIDADES ATÉ 19-06-2020





Roteiro da aula - Ed. Física

Professor Toninho

  • Você irá aprender:
Na aula de hoje o foco é a cultura rítmica do Brasil.

  • Para que a sua aprendizagem seja eficaz, separe os materiais:
Caderno, caneta, dispositivo eletrônico para pesquisa e para elaboração do trabalho. 

  • Vamos começar os estudos? 
Leiam o texto abaixo com bastante atenção.
A pluralidade da cultura brasileira formou-se, a partir do século XVI, da mescla de costumes e crenças de cinco grupos majoritários:
1 - Povos indígenas;
2 - Povos europeus invasores;
3 - Povos africanos e escravizados;
4- População descendente de imigrantes europeus, asiáticos e outros continentes;
5 - População de migrantes brasileiros que vive nos diferentes estados.
Vamos estudar sobre o tipo de manifestação rítmica que encontramos em cada região brasileira, uma vez que muitas famílias mudaram de cidade e estado, mas não deixaram de gostar da música e da dança de sua terra natal.
Como podemos perceber, o Brasil tem muitas manifestações e representações culturais. Por isso podemos falar em pluralidade da cultura rítmica brasileira. Cada região brasileira tem, na sua cultura local, manifestações próprias, fruto das influências que sofreu de outros povos, como foi citado acima.
Algumas das manifestações rítmicas do Brasil: forró, quadrilha, siriri, catira, carimbó, bumba meu boi, chula e frevo.
                               “Texto extraído e adaptado da proposta curricular do GESP”


  • Para o fechamento desta aula, você deverá:
Após a leitura e compreensão do texto acima, escolha TRÊS ritmos da cultura brasileira (pode ser outro que não foi citado acima) e pesquise informações sobre de qual região ele se concentra? Quais as suas origens? Quais são os passos da dança? Qual é a vestimenta da dama e do cavalheiro (se for dançado por casais)?
Como é a música (pode citar uma música e colocar a letra). Vocês podem ilustrar ou anexar imagens ao texto.
Esse trabalho deverá ser entregue na escola ou feito no seu caderno e apresentado no retorno das aulas presenciais.

  • Aprofundar os estudos é sempre necessário. Seguem materiais que poderão te ajudar nesta jornada:

           

Segue também uma indicação de dois filmes sobre o tema para assistirem com a família:
1 - Som da Rua - Índios - Documentário
2- Som da rua - Maracatu - Documentário







18/06/2020
LÍNGUA PORTUGUESA 8ºA
PROFESSORA: ELISAMA

De acordo com a aula do CMSP  https://youtu.be/GJq-G_qXMnY. Responda em seu caderno:
1.       O que é um artigo de divulgação científica?
2.       Qual é a sua finalidade?
3.       Onde podemos encontrar um artigo desse tipo?
4.       Qual a diferença entre artigo de opinião e artigo científico?




Boa tarde meus queridos.
Segue abaixo a atividade dessa semana. Lembrando, você pode realizar no caderno para apresentar no retorno das aulas presenciais, ou deixar na escola.
Bom trabalho.

Roteiro da aula Educação Física
Professor Toninho

  • Você irá aprender:
Na aula de hoje o tema é: Isolamento com saúde.

  • Para que a sua aprendizagem seja eficaz, separe os materiais:
Caderno, caneta e dispositivo eletrônico para pesquisa e registro da atividade.

  • Vamos começar os estudos? 
Leiam o texto abaixo com bastante atenção.

Como conseguir os nutrientes ligados à imunidade
O organismo precisa de todos os macronutrientes e micronutrientes: carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais. Segundo a mestra em nutrição Sabrina Viana, alguns nutrientes estão diretamente ligados à imunidade, como:
Vitamina A – encontrada em alimentos alaranjados (mamão, cenoura, manga e abóbora), vegetais escuros (escarola, couve, espinafre, rúcula etc) e até na batata doce. Para atingir a recomendação desta vitamina, não são necessárias altas ingestões. Apenas uma fruta fonte e de 2 a 3 colheres (sopa) de cenoura e/ou verdura verde escura por dia são suficientes.
Vitamina C – presente nas frutas cítricas (laranja, limão), acerola (uma das melhores fontes), goiaba, caju, entre outros. Basta ingerir 1 porção destas frutas diariamente para garantir o que o corpo precisa.
Vitamina D – é encontrada em peixes, leite e derivados e alimentos fortificados. Mas a maior fonte é o sol.  É importante tomar sol, de preferência diariamente, cerca de 10 minutos diários, deixando partes do corpo expostas (pernas, braços). A vitamina D é estocada no corpo, garantir a exposição em dias ensolarados cria o estoque desta vitamina no corpo para o inverno.
Vitamina E, Zinco e Selênio – podem ser encontrados no amendoim e oleaginosas como castanhas e nozes, recomenda-se um pequeno punhado destes alimentos por dia para suprir as necessidades do organismo. As sementes de girassol e abóbora também são excelentes fontes e podem ser trituradas e adicionadas às preparações.
O abacate e os óleos vegetais são fontes também de vitamina E e assim como as oleaginosas, pequenas quantidades atendem às recomendações nutricionais.  O zinco está presente nos alimentos fontes de proteínas, sendo a soja, os feijões e oleaginosas as melhores fontes vegetais.  É importante não exagerar nas oleaginosas, pois são calóricas.
Compulsão alimentar durante a quarentena
O isolamento social e a ociosidade podem levar muitas pessoas a agir de forma compulsiva em relação à alimentação, atendendo às necessidades emocionais ao invés das necessidades fisiológicas, e aumentando de forma significativa a ingestão de alimentos pouco nutritivos, como doces. Sabrina afirma que comer doces, por exemplo, em pequena quantidade e dentro de uma alimentação saudável e equilibrada não é um problema, mas que a vontade constante de comer doces motivada por emoções e sentimentos precisa ser trabalhada, pois ela pode se tornar maléfica.
Atividade física X imunidade
Segundo o educador físico e coordenador do curso de Educação Física do Unasp campus São Paulo, Dr. Leonardo Martins, a prática regular e moderada de atividades físicas têm ligação direta com o sistema imunológico. “Através de exercícios físicos, há um aumento do número e da capacidade funcional dos leucócitos que são responsáveis pela defesa do organismo´”, afirma.
O sedentarismo neste período de isolamento social pode ser extremamente prejudicial não só por levar à queda da imunidade, mas porque aumenta o risco de outras doenças. A recomendação é que o indivíduo mantenha um estilo de vida ativo. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 minutos por semana de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade intensa”, diz Leonardo, dando a sugestão de que quem esteja em casa faça 30 minutos de exercícios por 5 dias na semana. Caso o indivíduo seja sedentário, poderá dividir em três tempos de 10 minutos. A OMS recomenda também que o ciclo de ficar apenas sentado e/ou deitado seja interrompido a cada 30 minutos, e sempre que possível ficar em pé.
Leonardo sugere que todos tentem fazer exercícios em casa durante a quarentena, pelos inúmeros benefícios como: melhora no sono, no sistema imunológico, na circulação sanguínea, nas articulações, na memória, no funcionamento dos órgãos, no controle emocional, entre outros.



  • Para o fechamento desta aula, você deverá realizar um texto (um parágrafo não é texto) contendo as seguintes informações:
·         Como está sendo a sua rotina de atividades físicas e alimentação durante o isolamento social. Você tem ingerido todas as vitaminas necessárias para o organismo ou está faltando alguma (veja no texto postado onde são encontradas cada vitamina e faça uma comparação com a sua alimentação). 
·         O que mais está sentindo falta durante o isolamento (relacionado a alimentação e atividade física).
·         Qual é a sua rotina de atividades físicas e alimentação.
REFORÇANDO QUE ESTOU SOLICITANDO UM TEXTO, NÃO É QUESTIONÁRIO (PERGUNTAS E RESPOSTAS).


25/06/2020
LÍNGUA PORTUGUESA 8º ANO A e B
PROFESSORA: ELISAMA BRITO
De acordo com a aula sobre artigo de divulgação científica, leia o texto a seguir e responda as  questões.
Obesidade infantil pode dobrar os riscos de morte antes dos 55 anos, diz estudo  (Vocês devem acessar o seguinte link ( https://escolakids.uol.com.br/portugues/texto-de-divulgacao-cientifica.htm )
1)      Qual a ideia principal do texto? 
2)       A leitura do texto foi fácil ou difícil?

3)      Para que público o texto foi escrito?                        




ATIVIDADE DE ED. FÍSICA
PROFESSOR TONINHO
Boa tarde meus queridos!
Saudades de vocês!!!

Sabemos que no mundo existem vários tipos de lutas, cada uma com a sua característica própria.
Como já falamos um pouco do judô e do caratê em aula anterior, quero que pesquisem um outro tipo de luta. No trabalho deverá constar histórico, como são os golpes, qual a duração da luta, como é marcado o ponto, onde é disputada, curiosidades, etc..

Essa pesquisa poderá ser apresentada no retorno das aulas presenciais (no caderno) ou deixada na escola (toda quarta-feira a escola fica aberta para receber os trabalhos e passo lá para retirar).

Boa pesquisa para todos!




ATIVIDADE DE ED. FÍSICA

PROFESSOR TONINHO

Boa tarde meus queridos!

Saudades de vocês!!!

 

Sabemos que no mundo existem vários tipos de lutas, cada uma com a sua característica própria.

Como já falamos um pouco do judô e do caratê, na aula de hoje quero os principais movimentos e golpes. Devem explicar os golpes e movimentos, e, ilustrar com desenhos ou imagens.

Essa pesquisa poderá ser apresentada no retorno das aulas presenciais (no caderno) ou deixada na escola (toda quarta-feira a escola fica aberta para receber os trabalhos e passo lá para retirar).

 

Boa pesquisa para todos!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AULA - PROJETO DE VIDA 7º ANO A/B - Professoras: CLAUDIA/GABRIELA

AULA: PROJETO DE VIDA - 7º ano A e B - PROFESSORAS: CLAUDIA / GABRIELA

ELETIVA 6º "A e B"