7º ANO B

Atividade 7º ano  B
professora: Jeane Gama
Geografia


Leia o texto do link à seguir e responda as questões:
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/formacao-organizacao-territorio-brasileiro.htm



  1. Em que ano foi assinado o Tratado se Tordesilhas?
  2. O que e território?
  3. Em que período foi chamado de aurífero e fez surgir várias cidades?

Atividade 7º ano B
Professora: Jeane Gama
Geografia



Roteiro da aula

  • Você irá aprender:
Na aula de hoje o foco é a cultura rítmica do Brasil.

  • Para que a sua aprendizagem seja eficaz, separe os materiais:
Caderno, caneta, dispositivo eletrônico para pesquisa e para elaboração do trabalho. 

  • Vamos começar os estudos? 
Leiam o texto abaixo com bastante atenção.
A pluralidade da cultura brasileira formou-se, a partir do século XVI, da mescla de costumes e crenças de cinco grupos majoritários:
1 - Povos indígenas;
2 - Povos europeus invasores;
3 - Povos africanos e escravizados;
4- População descendente de imigrantes europeus, asiáticos e outros continentes;
5 - População de migrantes brasileiros que vive nos diferentes estados.
Vamos estudar sobre o tipo de manifestação rítmica que encontramos em cada região brasileira, uma vez que muitas famílias mudaram de cidade e estado, mas não deixaram de gostar da música e da dança de sua terra natal.
Como podemos perceber, o Brasil tem muitas manifestações e representações culturais. Por isso podemos falar em pluralidade da cultura rítmica brasileira. Cada região brasileira tem, na sua cultura local, manifestações próprias, fruto das influências que sofreu de outros povos, como foi citado acima.
Algumas das manifestações rítmicas do Brasil: forró, quadrilha, siriri, catira, carimbó, bumba meu boi, chula e frevo.
                               “Texto extraído e adaptado da proposta curricular do GESP”


  • Para o fechamento desta aula, você deverá:
Após a leitura e compreensão do texto acima, escolha TRÊS ritmos da cultura brasileira (pode ser outro que não foi citado acima) e pesquise informações sobre de qual região ele se concentra? Quais as suas origens? Quais são os passos da dança? Qual é a vestimenta da dama e do cavalheiro (se for dançado por casais)?
Como é a música (pode citar uma música e colocar a letra). Vocês podem ilustrar ou anexar imagens ao texto.
Esse trabalho deverá ser entregue na escola ou feito no seu caderno e apresentado no retorno das aulas presenciais.

  • Aprofundar os estudos é sempre necessário. Seguem materiais que poderão te ajudar nesta jornada:

           

Segue também uma indicação de dois filmes sobre o tema para assistirem com a família:
1 - Som da Rua - Índios - Documentário
2- Som da rua - Maracatu - Documentário








  • Leitura do texto no livro;
  • Página 14, 15 e 16;
  • Atividades do livo;
  • Página 28 questões do 1 ao 5.


Bom dia meus queridos, segue a atividade de Ed. Física.
Se cuidem!!!!

Roteiro da aula

  • Você irá aprender:
Jogos Eletrônicos
Os jogos eletrônicos estão cada vez mais presente na vida de muitos de vocês. Muitas vezes estão jogando na escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos.
Através deste trabalho, gostaria que vocês identificassem as transformações nas características dos jogos eletrônicos em função dos avanços das tecnologias e nas respectivas exigências corporais colocadas por esses diferentes tipos de jogos.
Claro que não quero ninguém sedentário, e terão a certeza disso com esse trabalho.

  • Para que a sua aprendizagem seja eficaz, separe os materiais:
Dispositivo eletrônico para pesquisa e para elaboração do trabalho. 

  • Vamos começar os estudos? 
Primeiramente quem tiver acesso assista o vídeo, caso não consiga, fique tranquilo, isso não irá impedir de realizar a atividade:

Agora reflitam sobre alguns questionamentos (não precisa responder, somente refletir):
1.    O que seria um jogo eletrônico?
2.    Como surgiu o jogo eletrônico? 
3.    Como foi sua evolução?

            Com base nessas reflexões, vamos passar para a próxima parte.

Identificando as exigências corporais desses diferentes tipos de jogos, e lembrando que o virtual muitas vezes faz parte do nosso dia; explore (através de pesquisa ou do seu conhecimento) todos os tipos de jogos que achar necessário e que poderiam ser transformados em realidades.
O objetivo deste trabalho é analisar as possibilidades do processo de virtualização do jogo para uma experiência corporal. 

  • Para o fechamento desta aula, você deverá:
Finalizando nossa aula de hoje, quero que pesquisem sobre o tema solicitado e adaptem um jogo eletrônico para um espaço aberto, quadra por exemplo. Escreva o nome do jogo, suas regras, o material que precisaria e pode acrescentar imagens para um melhor entendimento do jogo.
Esse trabalho deverá ser registrado no seu caderno para que no retorno das aulas presenciais você possa apresentar.

  • Aprofundar os estudos é sempre necessário. Segue material que poderá te ajudar nesta jornada:

Com certeza este link vai ajudar e muito na conclusão do seu trabalho (volto a dizer que caso não tenha acesso, fique tranquilo, o mais importante é a sua criatividade).

PROFESSORA: JEANE GAMA
GEOGRAFIA / 7º ANO B

AGUARDANDO A DEVOLUTIVA  DAS ATIVIDADES ATÉ O DIA 27/05/2020!!
ENVIAR NO EMAIL: gamapadreconrado.profjeane@gmail.com






Bom dia meus queridos.
Segue abaixo a atividade de Ed. Física.
Lembrando, vocês devem fazer no caderno para ser apresentado no retorno das aulas presenciais.


Roteiro da aula

  • Você irá aprender:
Na aula de hoje o tema é Lutas.

  • Para que a sua aprendizagem seja eficaz, separe os materiais:
Caderno, caneta, dispositivo eletrônico para pesquisa e para elaboração do trabalho. 

  • Vamos começar os estudos? 
Leiam o texto abaixo com bastante atenção.

Hoje vocês terão a oportunidade de enriquecer seu conhecimento sobre o tema lutas. Para esta aproximação com o tema foi escolhido o Judô.
Você sabia que o judô se desenvolveu a partir de movimentos e gestos do ju-jutsu (ju significa flexível e jutsu, arte ou habilidade em japonês)? E que nos países do Ocidente o ju-jutsu é conhecido como jiu-jitsu, arte marcial atribuída aos samurais japoneses?
O judô só foi sistematizado como luta no final do século XIX, por volta de 1882, por um ex-praticante de jiu-jitsu, o mestre Jigoro Kano. O que chamou a atenção na proposta desse mestre foi o método educacional e competitivo (simulação de combate) adotado, cujos princípios pacíficos e equilibrados se contrapunham aos de outras lutas, que visavam unicamente à formação de guerreiros.
A palavra judô é composta e ideogramas japoneses. O ju representa a suavidade, a gentileza, e o do, caminho. Isso porque o judô tem preocupação com o aspecto físico, mas também com a mente e o espírito. No judô, utiliza-se a força do oponente e não se age contra ela, e essa forma de atuação também se transfere para os demais aspectos da vida.
No Brasil, o judô só começou a ser divulgado no início do século XX, por volta de 1922, graças às demonstrações realizadas por Mitsuyo Esai Maeda (conhecido como Conde Koma), iniciadas em Porto Alegre e depois em outros Estados.
Toda luta tem características próprias. O judô também tem as suas características.
Todo atleta de judô:
·         Tem regras de conduta a seguir.
·         Deve manter o seu judogi (roupa para praticar o judô; alguns falam “judogui”) e o dojo (academia) sempre limpos e em ordem.
·         Precisa saber dobrar o seu judogi e amarrar corretamente a faixa.
·         Deve apresentar condições básicas de higiene pessoal.
·         Precisa fazer a saudação, ao entrar no dojo, ao seu mestre e ao companheiro de treinamento.
·         Quando estiver no dojo, deve manter o judogi arrumado e sentar-se sobre os calcanhares ou com pernas cruzadas enquanto aguarda o treinamento.
·         Não pode treinar em outro sem permissão.
·         Precisa ajoelhar ordenadamente ao chegar o professor e ficar atento a suas orientações.
·         Não pode sair durante as aulas, apenas em casos de muita necessidade e com permissão do professor.
·         Há várias cores de faixas, que simbolizam a graduação do atleta.
·         O atleta do judô tem uma graduação e, para alcançá-la, passa por vários exames de faixa, que avaliam o seu grau de eficiência no judô.
·         Cada faixa tem uma cor que indica o nível do atleta.
·         A ordem de graduação em faixas é decrescente e conhecida como kyu.
·         A arena de competição mede 16m x 14m, sendo que a área de combate mede 10m x 8m.      
“Texto extraído da proposta curricular do GESP”

  • Para o fechamento desta aula, você deverá:
Pesquise informações sobre o Caratê.
Histórico, movimentos, tempo de luta, graduação (faixas), área do combate, pontuação, principais regras, diferença entre kata e kumite, qual a vestimenta e quais são os estilos.
Vocês podem ilustrar ou anexar imagens ao texto.
Esse trabalho deverá ser feito no seu caderno para ser apresentado no retorno das aulas presenciais.

  • Aprofundar os estudos é sempre necessário. Seguem materiais que poderão te ajudar      nesta jornada (caso não tenham acesso à internet, fiquem tranquilos, recorram ao material disponibilizado pelo Governo do Estado de São Paulo, em especial o caderno dos alunos):

           



Atividade: 7º ano B
Professora: Elisama Brito
Português


Baseado em seus conhecimentos de linguagem formal e informal, leia o trecho da música e desenvolva a atividade:

Só tenho tempo pras manchetes no metrô
E o que acontece na novela
Alguém me conta no corredor
Escolho os filmes que eu não vejo no elevador
Pelas estrelas que eu encontro
Na crítica do leitor
Eu tenho pressa e tanta coisa me interessa
Mas nada tanto assim
Eu tenho pressa e tanta coisa me interessa
Mas nada tanto assim
Só me concentro em apostilas
Coisa tão normal
Leio os roteiros de viagem
Enquanto rola o comercial
Conheço quase o mundo inteiro por cartão postal
Eu sei de quase tudo um pouco e quase tudo mal
Eu tenho pressa e tanta coisa me interessa
Mas nada tanto assim
Eu tenho pressa e tanta coisa me interessa
Mas nada tanto assim

Fonte: LyricFind
Compositores: Bruno Fortunato / Carlos Leoni Rodrigues Siqueir Junior
Letra de Nada Tanto Assim © Warner Chappell Music, Inc


Identifica-se termo da linguagem informal em:
a  A)Leio os roteiros de viagem enquanto rola o comercial
b    B)Conheço quase o mundo inteiro por cartão postal

c     C) Eu sei de quase tudo um pouco e quase tudo mal

Lembrando, vocês devem fazer no caderno para ser apresentado no retorno das aulas presenciais.





Atividade 7º ano B
professora: Jeane Gama
Geografia


Leia o texto do link à seguir e responda as questões:
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/formacao-organizacao-territorio-brasileiro.htm



  1. Em que ano foi assinado o Tratado se Tordesilhas?
  2. O que e território?
  3. Em que período foi chamado de aurífero e fez surgir várias cidades?


Atividade 7º ano B
Professora: Jeane Gama
Geografia


  • Leitura do texto no livro;
  • Página 14, 15 e 16;
  • Atividades do livo;
  • Página 28 questões do 1 ao 5.





PROFESSORA: JEANE GAMA
GEOGRAFIA / 7º ANO A

AGUARDANDO A DEVOLUTIVA  DAS ATIVIDADES ATÉ O DIA 27/05/2020!!
ENVIAR NO EMAIL: gamapadreconrado.profjeane@gmail.com





Boa tarde meus queridos.
Espero que estejam bem e se cuidando.
Segue a nossa atividade dessa semana.

Roteiro da aula

  • Você irá aprender:
Na aula de hoje o foco será jogos, brincadeiras e meio ambiente.

  • Para que a sua aprendizagem seja eficaz, separe os materiais:
Caderno, caneta, dispositivo eletrônico para pesquisa e para elaboração do trabalho. 
Sucatas e materiais recicláveis (garrafas pet, barbante, corda, varal, latas fitas adesivas, entre outros).

  • Vamos começar os estudos? 
Leiam o trecho abaixo com bastante atenção.

Segundo Freire e Scaglia (2003): “O jogo é uma categoria maior, uma metáfora da vida, uma simulação lúdica da realidade, que se manifesta, que se concretiza quando as pessoas fazem esporte, quando lutam, quando fazem ginástica, ou quando as crianças brincam. (p.33)
Na aula de hoje é esperado que vocês tenham consciência da importância da preservação do meio ambiente e possam vivenciar brincadeiras, jogos com materiais alternativos ou recicláveis.
O descarte inadequado de alguns materiais na natureza, pode trazer sérios problemas para o meio ambiente, como por exemplo o plástico.

Agora através de uma pesquisa vocês irão planejar e utilizar estratégias para a confecção de jogos ou brincadeiras (espaço físico, material, jogo de tabuleiro, jogos de interação,…).
Pesquisem com os responsáveis, quais as brincadeiras, jogos; que eles faziam quando tinham a idade de vocês. Como era o jogo? 
Com essa pandemia é um bom momento para conhecer um pouquinho da infância do pai, da mãe, dos avós, e ficarem um pouco mais próximos também! Mas é claro, cada um na sua residência.

  • Para o fechamento desta aula, você deverá:
Criar um ou mais jogos ou brincadeiras que podem ser feitos com material alternativo. A pesquisa é de suma importância, mas a sua criatividade é muito mais importante.
Os jogos não precisam ser somente de tabuleiro, podem ser jogos que requer um pequeno espaço físico, e que possa ser jogado na sala, na varanda, no quarto, enfim, em um ambiente menor.
Lembre-se que o responsável pode auxiliar na execução dos jogos (inclusive pode ser um jogo de quando ele era criança).
CASO RESOLVAM MONTAR UM JOGO QUE PRECISE CORTAR COM OUTRO MATERIAL SEM SER TESOURA SEM PONTA, PEÇA AJUDA PARA UM ADULTO.
Você deverá guardar o seu jogo para apresentar na sala no retorno das aulas presenciais.

  • Aprofundar os estudos é sempre necessário. Seguem materiais que poderão te ajudar nesta jornada:



PORTUGUÊS - 7º ANO B   28/05
PROFESSORA: ELISAMA BRITO

Dando continuidade ao assunto Linguagem formal e informal, assistam ao seguinte vídeo (https://youtu.be/Lc3a8X1yDnI). Em seguida copiem as questões no caderno e respondam.


ATIVIDADE 1
1. A que se relacionam as variantes linguísticas?
2. Com relação às variantes linguísticas, é possível dizer que existe certo e errado?
3. Quais são os tipos de textos escritos na norma culta ou linguagem padrão citados no vídeo?
4. Qual é a linguagem predominante de uma dissertação?
5. O que é colóquio?
6. O que é linguagem coloquial?
7. Quando é que a linguagem coloquial pode aparecer em um texto literário?
8. O que é variante regional ou  regionalismo?
9. É possível encontrar regionalismos em textos literários?
10. Qual é o autor citado no vídeo que utiliza regionalismos em seus textos?
11. O que é a gíria?
12. A gíria pode ser incorporada à norma culta? Quando isso acontece?

13. O vídeo mostra um texto escrito por um maestro. Segundo a narradora do vídeo, qual foi a intenção do maestro ao utilizar a gíria em seu texto?

ATIVIDADE 2
Leiam o texto abaixo e responda as questões sugeridas:

Estudantes em greve fazem “cadeiraço” para impedir aulas na USP
Publicidade: FELIPE SOUZA DE SÃO PAULO

Estudantes da USP em greve lotaram com cadeiras e mesas os corredores da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) ontem de manhã. A intenção do "cadeiraço" foi impedir que funcionários e alunos entrassem nas salas e houvesse aula.

"É uma forma de a gente indicar a paralisação", afirmou Luisa Davola, 25, do DCE (Diretório Central dos Estudantes).

(Folha de São Paulo, 10/10/2013 - 03h00)

Texto disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2013/10/1354411-estudantes-em-greve-fazem-cadeiraco-para-impedir-aulas-na-usp.shtml. Acesso em: 16 out 2013.

a)   Que tipo de texto é esse acima?
b)   Que linguagem foi usada para escrever esse texto?
c)   Por que foi usado esse tipo de linguagem e não outro?
d)   Por que a palavra cadeiraço está entre aspas?



TECNOLOGIA 7 ANO B       29/05
PROFESSORA: ELISAMA BRITO

Com base na aula de tecnologia sobre Narrativas digitais do CMSP 
https://www.youtube.com/watch?v=Tr2qY_zchdQ . Responda as seguintes questões?

1.       O que são narrativas digitais?
2.       Quais são os elementos da narrativa?
3.       Em quais meios digitais pode-se contar uma história?
4.       Como estas histórias podem ser contadas?



Lembrando, vocês devem fazer no caderno para ser apresentado no retorno das aulas presenciais.




15-05-2020              CIÊNCIAS           PROFESSOR :        CLEBER


QUAIS SÃO OS COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS?

FAZER PESQUISA E ELABORAR  E RESPONDER  EM CIMA DO TEXTO 10 QUESTÕES :

PRAZO PARA DEVOLUTIVA ATÈ 19-06-2020 IMPRETERIVELMENTE.

MANTER A ATIVIDADE NO CADERNO E ENVIAR  PARA O E-MAIL :
cleberjoseantonio@professor.educacao.sp.gov.br

Não esqueça de colocar nome, número e série,  conclusão e Bibliografia




Roteiro da aula - Educação Física

Professor Toninho

  • Você irá aprender:
Na aula de hoje o foco é a cultura rítmica do Brasil.

  • Para que a sua aprendizagem seja eficaz, separe os materiais:
Caderno, caneta, dispositivo eletrônico para pesquisa e para elaboração do trabalho. 

  • Vamos começar os estudos? 
Leiam o texto abaixo com bastante atenção.
A pluralidade da cultura brasileira formou-se, a partir do século XVI, da mescla de costumes e crenças de cinco grupos majoritários:
1 - Povos indígenas;
2 - Povos europeus invasores;
3 - Povos africanos e escravizados;
4- População descendente de imigrantes europeus, asiáticos e outros continentes;
5 - População de migrantes brasileiros que vive nos diferentes estados.
Vamos estudar sobre o tipo de manifestação rítmica que encontramos em cada região brasileira, uma vez que muitas famílias mudaram de cidade e estado, mas não deixaram de gostar da música e da dança de sua terra natal.
Como podemos perceber, o Brasil tem muitas manifestações e representações culturais. Por isso podemos falar em pluralidade da cultura rítmica brasileira. Cada região brasileira tem, na sua cultura local, manifestações próprias, fruto das influências que sofreu de outros povos, como foi citado acima.
Algumas das manifestações rítmicas do Brasil: forró, quadrilha, siriri, catira, carimbó, bumba meu boi, chula e frevo.
                               “Texto extraído e adaptado da proposta curricular do GESP”


  • Para o fechamento desta aula, você deverá:
Após a leitura e compreensão do texto acima, escolha TRÊS ritmos da cultura brasileira (pode ser outro que não foi citado acima) e pesquise informações sobre de qual região ele se concentra? Quais as suas origens? Quais são os passos da dança? Qual é a vestimenta da dama e do cavalheiro (se for dançado por casais)?
Como é a música (pode citar uma música e colocar a letra). Vocês podem ilustrar ou anexar imagens ao texto.
Esse trabalho deverá ser entregue na escola ou feito no seu caderno e apresentado no retorno das aulas presenciais.

  • Aprofundar os estudos é sempre necessário. Seguem materiais que poderão te ajudar nesta jornada:

           

Segue também uma indicação de dois filmes sobre o tema para assistirem com a família:
1 - Som da Rua - Índios - Documentário
2- Som da rua - Maracatu - Documentário







18/06/2020 Língua Portuguesa 7ºB 
 PROFESSORA: ELISAMA

Com base na aula do CMSP https://youtu.be/gs_KKWEvyH4  vocês aprenderam sobre a diferença entre carta e mensagem e também a linguagem utilizada de acordo com o contexto. Percebam que novamente existe o uso da linguagem formal e informal. Com base nesta aula, identifique:
a)       Qual a estrutura de uma carta?
b)      Escrevam uma carta a diretora da escola, explicando o motivo pelo qual vocês não estão comparecendo atualmente na escola.
c)       Agora escrevam uma mensagem de WhatsApp a algum amigo falando sobre essa situação de não poder comparecer a escola.
d)      Qual o tipo de linguagem usaram pra escrever para a diretora? Por que?
e)      Qual o tipo de linguagem usaram para escrever para um amigo.




Lembrando, vocês devem fazer no caderno para ser apresentado no retorno das aulas presenciais




19/06/2020
TECNOLOGIA 7º A E B
PROFESSORA: ELISAMA
De acordo com a aula  do CMSP https://youtu.be/iHv7lGByUHc. Responda as questões a seguir.
1.       O que é uma notícia?
2.       Quais são as características de uma notícia?
3.       Que cuidados tomar antes de compartilhar uma notícia?






ATIVIDADE DE ED. FÍSICA
PROFESSOR TONINHO
Boa tarde meus queridos!
Saudades de vocês!!!

Sabemos que no mundo existem vários tipos de danças urbanas, cada uma com a sua característica própria.
Como já falamos em aula anterior sobre as manifestações rítmicas, quero que pesquisem cinco ritmos diferentes (danças urbanas, hip hop, funk, samba, etc...). No trabalho deverá constar passos, vestimentas, ritmo, onde surgiu, curiosidades, etc..

Essa pesquisa poderá ser apresentada no retorno das aulas presenciais (no caderno) ou deixada na escola (toda quarta-feira a escola fica aberta para receber os trabalhos e passo lá para retirar).


Boa pesquisa para todos!




ATIVIDADE DE ED. FÍSICA

PROFESSOR TONINHO

Boa tarde meus queridos!

Saudades de vocês!!!

 

Sabemos que no mundo existem vários tipos de danças urbanas, cada uma com a sua característica própria.

Como já falamos em aula anterior sobre as manifestações rítmicas, quero que pesquisem sobre as danças juninas. No trabalho deverá constar passos, vestimentas, ritmo, curiosidades, etc..

 

Essa pesquisa poderá ser apresentada no retorno das aulas presenciais (no caderno) ou deixada na escola (toda quarta-feira a escola fica aberta para receber os trabalhos e passo lá para retirar).

 

Boa pesquisa para todos!





Boa tarde meus queridos.
Segue abaixo a atividade dessa semana. Lembrando, você pode realizar no caderno para apresentar no retorno das aulas presenciais, ou deixar na escola.
Bom trabalho.

Roteiro da aula Educação Física
Professor Toninho

  • Você irá aprender:
Na aula de hoje o tema é: Isolamento com saúde.

  • Para que a sua aprendizagem seja eficaz, separe os materiais:
Caderno, caneta e dispositivo eletrônico para pesquisa e registro da atividade.

  • Vamos começar os estudos? 
Leiam o texto abaixo com bastante atenção.

Como conseguir os nutrientes ligados à imunidade
O organismo precisa de todos os macronutrientes e micronutrientes: carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais. Segundo a mestra em nutrição Sabrina Viana, alguns nutrientes estão diretamente ligados à imunidade, como:
Vitamina A – encontrada em alimentos alaranjados (mamão, cenoura, manga e abóbora), vegetais escuros (escarola, couve, espinafre, rúcula etc) e até na batata doce. Para atingir a recomendação desta vitamina, não são necessárias altas ingestões. Apenas uma fruta fonte e de 2 a 3 colheres (sopa) de cenoura e/ou verdura verde escura por dia são suficientes.
Vitamina C – presente nas frutas cítricas (laranja, limão), acerola (uma das melhores fontes), goiaba, caju, entre outros. Basta ingerir 1 porção destas frutas diariamente para garantir o que o corpo precisa.
Vitamina D – é encontrada em peixes, leite e derivados e alimentos fortificados. Mas a maior fonte é o sol.  É importante tomar sol, de preferência diariamente, cerca de 10 minutos diários, deixando partes do corpo expostas (pernas, braços). A vitamina D é estocada no corpo, garantir a exposição em dias ensolarados cria o estoque desta vitamina no corpo para o inverno.
Vitamina E, Zinco e Selênio – podem ser encontrados no amendoim e oleaginosas como castanhas e nozes, recomenda-se um pequeno punhado destes alimentos por dia para suprir as necessidades do organismo. As sementes de girassol e abóbora também são excelentes fontes e podem ser trituradas e adicionadas às preparações.
O abacate e os óleos vegetais são fontes também de vitamina E e assim como as oleaginosas, pequenas quantidades atendem às recomendações nutricionais.  O zinco está presente nos alimentos fontes de proteínas, sendo a soja, os feijões e oleaginosas as melhores fontes vegetais.  É importante não exagerar nas oleaginosas, pois são calóricas.
Compulsão alimentar durante a quarentena
O isolamento social e a ociosidade podem levar muitas pessoas a agir de forma compulsiva em relação à alimentação, atendendo às necessidades emocionais ao invés das necessidades fisiológicas, e aumentando de forma significativa a ingestão de alimentos pouco nutritivos, como doces. Sabrina afirma que comer doces, por exemplo, em pequena quantidade e dentro de uma alimentação saudável e equilibrada não é um problema, mas que a vontade constante de comer doces motivada por emoções e sentimentos precisa ser trabalhada, pois ela pode se tornar maléfica.
Atividade física X imunidade
Segundo o educador físico e coordenador do curso de Educação Física do Unasp campus São Paulo, Dr. Leonardo Martins, a prática regular e moderada de atividades físicas têm ligação direta com o sistema imunológico. “Através de exercícios físicos, há um aumento do número e da capacidade funcional dos leucócitos que são responsáveis pela defesa do organismo´”, afirma.
O sedentarismo neste período de isolamento social pode ser extremamente prejudicial não só por levar à queda da imunidade, mas porque aumenta o risco de outras doenças. A recomendação é que o indivíduo mantenha um estilo de vida ativo. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 minutos por semana de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade intensa”, diz Leonardo, dando a sugestão de que quem esteja em casa faça 30 minutos de exercícios por 5 dias na semana. Caso o indivíduo seja sedentário, poderá dividir em três tempos de 10 minutos. A OMS recomenda também que o ciclo de ficar apenas sentado e/ou deitado seja interrompido a cada 30 minutos, e sempre que possível ficar em pé.
Leonardo sugere que todos tentem fazer exercícios em casa durante a quarentena, pelos inúmeros benefícios como: melhora no sono, no sistema imunológico, na circulação sanguínea, nas articulações, na memória, no funcionamento dos órgãos, no controle emocional, entre outros.



  • Para o fechamento desta aula, você deverá realizar um texto (um parágrafo não é texto) contendo as seguintes informações:
·         Como está sendo a sua rotina de atividades físicas e alimentação durante o isolamento social. Você tem ingerido todas as vitaminas necessárias para o organismo ou está faltando alguma (veja no texto postado onde são encontradas cada vitamina e faça uma comparação com a sua alimentação). 
·         O que mais está sentindo falta durante o isolamento (relacionado a alimentação e atividade física).
·         Qual é a sua rotina de atividades físicas e alimentação.
REFORÇANDO QUE ESTOU SOLICITANDO UM TEXTO, NÃO É QUESTIONÁRIO (PERGUNTAS E RESPOSTAS).




25/06/ 2020
LÍNGUA PORTUGUESA 7º ANO A e B
PROFESSORA:  ELISAMA BRITO

Com base na aula do CMSP sobre Carta de Reivindicação https://youtu.be/MSz-qNsBD-0 . Respondam:

1) Quais as características do gênero Carta.
 2) Qual a sua finalidade?
3) O que é reivindicar? 
4) Quais as características  de uma carta de reivindicação.



26/06/2020
TECNOLOGIA 7º ANO A e B
PROFESSORA: ELISAMA BRITO
Com base na aula do CMSP (https://youtu.be/bORrhdvHxDQ)  sobre comportamento digital. Escreva em seu caderno o que você entende por comportamento digital.  Em seguida leia a seguinte matéria: Os riscos da alta exposição nas redes sociais (https://www.jornaldaorla.com.br/noticias/19117-os-riscos-da-alta-exposicao-nas-redes-sociais/). Responda as seguintes questões:
1)    O que acontece quando uma pessoa se expõe demais nas redes sociais?
2)    Na opinião da psicóloga Katty Zúñiga qual o motivo mais comum que leva a essa exposição pessoal?
3)    Segundo a matéria quando existe o apoio de amigos diante dessa exposição, o que acontece com essa pessoa?

4)    Cite seis dicas de segurança que podem tornar o ambiente virtual um pouco mais seguro.

Lembrando, vocês devem fazer no caderno para ser apresentado no retorno das aulas presenciais.







Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AULA - PROJETO DE VIDA 7º ANO A/B - Professoras: CLAUDIA/GABRIELA

AULA: PROJETO DE VIDA - 7º ano A e B - PROFESSORAS: CLAUDIA / GABRIELA

ELETIVA 6º "A e B"